Agentes de Endemias realizam ação de combate aos mosquitos em Marcílio de Noronha
A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e ao Culex, conhecido como pernilongo. O objetivo é um só: dar fim aos principais focos de proliferação!
Nesta sexta-feira (27), as agentes de endemias estiveram nas ruas de Marcílio de Noronha realizando estratégias de combate em busca de áreas de acúmulo de água parada em casas, valas, vasos, poças d’água e pneus abandonados, locais esses que são ideais para os mosquitos se reproduzirem.
Durante as vistorias, as agentes aplicaram larvicida e inseticida, além de cobrir caixas d’água com uma tela de proteção para impedir a entrada de mosquitos. Além disso, os agentes orientaram os moradores sobre a importância de manter vasos de plantas sempre limpos e evitar deixar água parada.
Nossos agentes de endemias visitam residências e estabelecimentos para eliminar possíveis focos. Permita o acesso dos nossos profissionais de saúde para mandar para longe os mosquitos.
Em Viana, os profissionais atuam devidamente uniformizados com camisa de cor cinza, com brasão da prefeitura e identificação da SEMSA, calça jeans e bolsa amarela. Além disso, os profissionais são orientados a entrar somente acompanhados do morador. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelos telefones (27) 3255-1621 e (27) 99786-3045.
Além desta ação, outras estratégias estão em prática em todos os bairros da cidade, como mutirões de limpeza em áreas públicas, por meio da Secretária de Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS).
A SEMSA divulgou uma nova programação de pulverização de inseticida pelo carro fumacê. A aplicação é feita durante a noite seguindo normas do protocolo do Ministério da Saúde, sendo automaticamente executado mediante a notificação de qualquer caso de arbovirose. Em caso de chuva a aplicação será suspensa e o cronograma será reajustado, pois impossibilita a aspersão do inseticida no ar.
Prevenção contra os mosquitos
O combate é um dever de todos! Seja você também um agente neste combate. Preparamos dicas de ações que podem ser feitas pela população durante todo ano e de forma intensificada em períodos sazonais:
Evitar acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a limpeza do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação.
Colocar areia nos vasos de plantas
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e, ao mesmo tempo, evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
Limpeza de caixas d’água
Grandes reservatórios, como caixas d’água, baldes e galões, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Tampar reservatórios e evitar acúmulo de água em poças é importante para eliminar criadouros.
Aplicação de desinfetante em ralos
Ralos e canaletas que não têm uso diário devem ser cobertos com telas que impeçam a entrada de mosquitos ou adicione meio copo de água sanitária, ou qualquer desinfetante semanalmente. Na hora da escolha, dê preferência para ralos com tampa abre e fecha.
Reprodução : Prefeitura de Viana