Ano letivo de 2022 inicia na rede municipal de Vitória

Boas-vindas com música, balões coloridos, contação de história, murais decorados, reunião pedagógica e de orientação com famílias. As dinâmicas são diversas nas 102 unidades de ensino da rede municipal de Vitória para iniciar o ano letivo de 2022, que começa cheio de novidades.

“É uma grande felicidade e uma grande responsabilidade, são 45 mil vidas que estão nas nossas unidades escolares, famílias que confiam no trabalho da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal de Vitória. Temos grandes novidades esse ano, o lanche inicial garantido, a reforma das unidades de ensino, estamos investindo R$ 200 milhões na Educação. Essa é a cidade que nós acreditamos, de transformação social, com oportunidades na vida das pessoas e, principalmente, garantindo uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Ele acompanhou o retorno dos estudantes, ao lado da secretária de Educação, Juliana Rohsner, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva, em Andorinhas. A unidade faz parte da ampliação do tempo integral na capital capixaba. São 360 estudantes que agora ficarão na escola das 7h às 16 horas, com projetos diferenciados e uma proposta pedagógica própria.

Ao todo, em 2022, Vitória amplia de sete para dez unidades de ensino em tempo integral, sendo cinco de Educação Infantil e cinco de Ensino Fundamental, saindo de 1.131 vagas para 2.418 vagas em tempo integral. A meta, até 2024, é ampliar para 30 unidades de ensino em tempo integral na rede de ensino de Vitória. Além da Emef Izaura Marques, também passam a atender em tempo integral este ano a Emef José Lemos de Miranda, em Comdusa, e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Menino Jesus, no Centro.

“É diferente agora ficar na escola o dia todo, mas eu acho que vai ser muito bom, com outras atividades, agora é mais uma coisa de se acostumar mesmo. Mas achei bom sim, já falaram que teremos Música na escola, achei muito legal”, disse a estudante Lavínia Cabral, do 7º ano.

Lanche na chegada

Outra novidade para 25.913 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental é o lanche logo na chegada à escola, composto por frutas ou leite com chocolate e biscoito ou salada de frutas ou vitamina com biscoito ou mingau.

“Esse é um investimento que muito nos orgulha, são R$ 12 milhões para proporcionar aos nossos estudantes um primeiro lanche, antes de começar as aulas, seja no matutino, no vespertino ou no tempo integral. É uma grande conquista, especialmente para aqueles que estão em condição de vulnerabilidade social. Reafirmamos nosso compromisso com as todas pessoas e consideramos a nossa responsabilidade na garantia da segurança alimentar para muitos dos nossos estudantes”, afirmou a secretária Juliana Rohsner.

Na Educação Infantil, essa primeira alimentação já era garantida na rede municipal de Vitória.

“Não sabia que seria assim, que a gente chegaria na escola e teria um lanche, porque não tinha ano passado. É muito bom! Gostei também do novo horário, de estar no tempo integral agora aqui na escola, é um ano letivo diferente”, contou a estudante Luiza Kethellin, do 7º ano, da Emef Izaura Marques.

Jornada ampliada

A partir deste ano, todas as turmas da Educação Infantil, desde o grupo 1 até o grupo 6, e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ficarão 30 minutos a mais nas salas de aula. No ano, serão mais 100 horas, quase um mês a mais na escola.

Veja como ficam os horários para 2022

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

  • Tempo Integral

Horário: entrada às 7h e saída às 16 horas

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)*

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

Noturno: das 17h às 22 horas

Os horários da EJA são pactuados em conformidade com as especificidades da modalidade, considerando que são estudantes jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos.

Nas primeiras semanas, porém, as famílias das crianças da Educação Infantil devem ficar atentas, porque é necessário fazer um período de acolhimento e adaptação dos pequenos, especialmente para os grupos 1, 2 e 3, com os bebês a partir de 6 meses.

Veja como será a adaptação na Educação Infantil

  • De 7 a 11 de fevereiro – para os grupos 1, 2, 3, 4, 5 e 6

Matutino: das 7h às 10 horas

Vespertino: das 13h às 16 horas

  • De 14 a 18 de fevereiro – para os grupos 1, 2 e 3

Matutino: das 7h às 10 horas

Vespertino: das 13h às 16 horas

  • De 14 a 18 de fevereiro – para os grupos 4, 5 e 6

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

  • A partir de 21 de fevereiro – grupos 1, 2 e 3

A partir do dia 21 de fevereiro, os grupos 1, 2 e 3 já passam a frequentar o Cmei no horário cheio, que é das 7h às 12h no turno matutino e das 13h às 18h no vespertino.

Já no tempo integral, os horários para adaptação à rotina escolar são diferentes.

  • De 7 a 11 de fevereiro: das 7h às 10 horas.
  • De 14 a 18 de fevereiro: das 7h às 14 horas.
  • A partir de 21 de fevereiro: das 7h às 16 horas.

“Nós tivemos um agravamento na perda das aprendizagens nos últimos dois anos, por conta da pandemia da covid-19. Por isso, propusemos essa mudança, com mais tempo na escola. Serão mais 100 horas, quase um mês a mais. E, com isso, também garantimos que o professor terá o tempo correto de planejamento, podendo se dedicar a pensar as metodologias de ensino para sua turma, para um estudante que esteja precisando de mais atenção. Acreditamos que isso fará a diferença na recuperação das aprendizagens nos nossos quase 45 mil estudantes”, pontuou Juliana Rohsner.

Novas disciplinas

Outra novidade para o ano letivo de 2022 é a reorganização da grade curricular nas 52 unidades de Ensino Fundamental. Todos os estudantes, do 1º ao 9º ano, terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida.

Já na parte diversificada, de acordo com a definição de cada escola, serão ofertadas, ainda, aulas de práticas experimentais em Educação Socioambiental; Educação Empreendedora e Financeira; Iniciação Científica; Libras; Música; Tecnologias Educacionais; Território do viver.

 

Reprodução PMV