Arnaldinho Borgo domina as urnas e conquista reeleição no 1º turno em Vila Velha
Desde 2004, o município canela-verde não reelegia um prefeito e também não definia um pleito em primeiro turno; prefeito foi eleito com votação recorde, finalizando com 79,04% dos votos válidos
Após 20 anos sem reeleger um prefeito e sem definir um pleito em primeiro turno, Vila Velha viu os dois marcos serem atingidos neste domingo (6) por Arnaldinho Borgo (Podemos). Com 100% das urnas apuradas na cidade canela-verde, o atual mandatário foi eleito com votação recorde, finalizando o pleito com 79,04% dos votos válidos, algo inédito no município.
Em segundo lugar ficou o candidato Coronel Ramalho (PL), que alcançou 17,20% da votação. Logo depois, o candidato do PT, João Batista Babá conquistou 2,59% dos votos válidos, seguido pelo professor Nícolas Trancho (Psol), com 0,76% e por Maurício Gorza (PSDB), com 0,23%. Em último lugar, ficou o candidato do Mobiliza, Gabriel Ruy, com 0,18% dos votos.
Último prefeito reeleito
Desde 2004, a cidade de Vila Velha não reelegia um prefeito e também não decidia uma eleição em primeiro turno. Na ocasião, Max Filho (então no PDT) foi reeleito para um segundo mandato em primeiro turno, com 65,08% dos votos.
Os candidatos derrotados naquele ano foram Vasco Alves (PTB), Diogo Filadelfo (PPS) e Euclério Sampaio (PMN). Euclério, hoje no MDB, também acaba de conquistar sua reeleição, mas como prefeito de Cariacica.
Em 2008, pelo PR, Neucimar Fraga foi eleito em segundo turno. Em 2012, perdeu a reeleição no segundo turno para Rodney Miranda (DEM). No pleito seguinte, em 2016, Rodney não chegou nem ao segundo turno.
Naquele ano, após vencer as eleições em 2000 e 2004, Max Filho levou a terceira. Filiado ao PSDB, conquistou 58,91% dos votos no segundo turno e derrotou Neucimar Fraga, à época no PSD.
Fonte :A Gazeta
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui