Assembleia Legislativa homenageia 150 anos da Imigração Italiana com participação do embaixador da Itália

Assembleia Legislativa homenageia 150 anos da Imigração Italiana com participação do embaixador da Itália

Atendendo ao convite do presidente da Ales, Marcelo Santos, o embaixador visitou o Estado e demonstrou interesse em fortalecer o intercâmbio entre a Itália e o Espírito Santo.

Celebrando os 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo, a Assembleia Legislativa recebeu, nesta quarta-feira, o embaixador da Itália, Alessandro Cortese, e o cônsul-geral, Massimiliano Lacchini. As autoridades italianas atenderam ao convite do presidente da Casa, deputado Marcelo Santos, que reuniu representantes de famílias tradicionais, lideranças políticas e culturais para a cerimônia, marcada pela entrega da Comenda Gerson Camata a figuras que se destacam na preservação da cultura italiana no Estado.

A solenidade destacou a história e a importância dos imigrantes italianos na construção e no desenvolvimento do Espírito Santo, o primeiro estado a receber os pioneiros vindos da Itália, em 1874. Atualmente, o Espírito Santo abriga uma das maiores colônias italianas do Brasil, em Santa Teresa, cuja contribuição foi fundamental para o crescimento econômico, social e cultural da região.

“A presença do embaixador e do cônsul aqui é um reconhecimento da importância dessa história, que continua viva e presente em nosso dia a dia,” afirmou Marcelo Santos. “Essa articulação entre o Legislativo e as autoridades italianas fortalece os laços históricos e culturais que unem nossos povos e abre portas para novas possibilidades de parceria.”

Alessandro Cortese, embaixador da Itália, também destacou a relevância do evento e sua satisfação em visitar o Espírito Santo: “Fiquei encantado com o Espírito Santo e sua vibrante comunidade italiana. É emocionante ver como a cultura e as tradições do meu país continuam tão presentes aqui. Espero fortalecer ainda mais a parceria com este Estado, que abrigou e ainda abriga tantos italianos.”

A entrega da Comenda Gerson Camata reafirmou o desejo da Assembleia em valorizar a herança italiana e fortalecer o intercâmbio com o país, além de celebrar as contribuições dos imigrantes para o Estado e reforçar os laços que mantêm viva a identidade cultural.

O evento também contou com a presença de várias autoridades capixabas, como o procurador-geral do Estado, Francisco Berdeal, o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Daniele Santa Catarina, além de outras lideranças importantes.