Avanços na saúde bucal dos estudantes de Vitória são destacados
Os dados da Rede Bem Estar de Vitória demostram que a saúde bucal dos estudantes da capital apresenta uma melhora significativa. Dentre os matriculados na rede municipal de ensino, que precisam de intervenção odontológica por cárie, por exemplo, o índice caiu de 27% em 2019 para 21% em 2023.
Segundo o cirurgião dentista e referência técnica em Saúde Bucal de Vitória, Egídio Davilla Júnior, essa redução se deve ao trabalho educativo realizado pelas equipes de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) nas escolas e centros de educação infantil do município.
Entre as atividades desenvolvidas destacam-se a escovação dental supervisionada, distribuição de escova, creme dental e fio dental e, exame de classificação de necessidades de atenção clínica.
Além disso, Vitória vem recompondo o quadro de servidores de saúde bucal, aumentando a cobertura e o acesso aos serviços odontológicos. O número de atendimentos odontológicos nos serviços de saúde do município cresceu 44,62% entre os anos de 2022 e 2023.
Estrutura
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferta atendimento odontológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as 29 unidades Básicas de Saúde, no Centro Municipal de Especialidades, nas duas unidades de Pronto Atendimento (PA) e no Centro de Referência IST/AIDS.
Nos 93 consultórios odontológicos da rede municipal, são ofertados à população: ações coletivas de promoção de saúde bucal, atendimento de urgência, atendimento na clínica odontológica básica, atendimento domiciliar, pré-natal odontológico, acolhimento odontológico qualificado, diagnóstico oral, RX odontológico periapical, atendimentos especializados em Endodontia, Periodontia, Cirurgia Oral Menor, atendimentos especializados a pacientes com necessidades especiais, Ortodontia, Implantodontia, Diagnóstico Oral, Prótese odontológica removível total e parcial removível.
Acesso
Para ter acesso ao atendimento odontológico, o cidadão pode procurar a Unidade Básica de Saúde que atende aos moradores do seu bairro.
“A prioridade no atendimento é para os que apresentam situação de risco em saúde bucal (risco para cárie dentária, para doenças na gengiva e para lesões suspeitas de câncer bucal) e para os pacientes que já recebem acompanhamento nas unidades de saúde, como gestantes, idosos, diabéticos, pacientes com necessidades especiais (incluindo acamados), hipertensos, portadores de hanseníase, crianças, adolescentes e famílias em risco social”, explicou Egídio
O agendamento das consultas odontológicas nas unidades de saúde também podem ser efetuado de maneira on-line, por meio do site da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo Vitória On Line.
Quem necessita de atendimento especializado é encaminhado pelas equipes das unidades de saúde para atendimento no Centro Municipal de Especialidades.
Os casos de urgência ou emergência (dores, hemorragias, traumatismos, abscessos) são atendidos tanto nas Unidades Básicas de Saúde que dispõem de atendimento odontológico como nos pronto-atendimentos da Praia do Suá (atendimento 24h) e de São Pedro. Para o atendimento de urgência não é preciso marcar consulta; basta procurar o serviço de saúde mais próximo.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui