Aventura e esporte marcam a 22ª Caminhada Ecocultural em comemoração aos 161 anos de Viana

Aventura e esporte marcam a 22ª Caminhada Ecocultural em comemoração aos 161 anos de Viana

Nem a chuva impediu a 22ª edição da tradicional Caminhada Ecocultural de Viana. Centenas de vianenses e visitantes se reuniram logo cedo no Parque de Exposições, em Viana Sede, para dar a largada a 13 quilômetros de aventura e esporte em meio ao verde que só Viana pode proporcionar.

A tradicional caminhada acontece há mais de duas décadas em comemoração ao aniversário da cidade, que neste ano completa 161 anos.

O prefeito Wanderson Bueno destacou que a caminhada vem para coroar este mês de muito trabalho e entregas para quem escolheu Viana para viver.

“Viana está completando 161 anos de emancipação política neste dia. Em comemoração, estamos em um mês de muita festa e entregas por toda cidade, entre elas a nossa tradicional Caminhada Ecocultural. Seguiremos juntos e firmes até Araçatiba para acompanhar um pouco das belezas de Viana. Vamos celebrar muito mais um ano de história da cidade que mais cresce no Espírito Santo”, apontou Bueno.

Um exemplo de vitalidade é o senhor Jailton Oliveira, de 61 anos. Ele veio de Linhares para participar pela primeira vez da caminhada. Ele, que já pratica esportes, mostrou que o preparo estava em dia e foi o primeiro a chegar em Araçatiba, com pouco mais de 1 hora de caminhada.

“Achei um circuito muito bom, a trilha é muito tranquila, cheia de paisagens e animais, especialmente em Jucuruaba. O ar puro daqui motiva ainda mais a caminhada. Achei uma experiência muito boa. A Prefeitura está de parabéns pela organização”, reforçou Jailton.

Faça chuva ou faça sol, tradição é tradição! Acompanhada pela família, Jamila Fontes, moradora da Serra, conta que participou da caminhada EcoCultural pela terceira vez consecutiva. As paisagens naturais que o circuito proporciona é o que motiva Jamila.

“A caminhada é perfeita! As paisagens são lindas, fico encantada com as árvores centenárias. Faça sol ou chuva, independente, sempre vou fazer o possível para participar desse grande evento”, comentou a serrana Jamila.

A força de vontade moveu Luiza Barreto, de 62 anos, para participar pela terceira vez da caminhada que celebra o centésimo septuagésimo primeiro aniversário de Viana.

“Felicidade enorme participar dessa belíssima caminhada e comemorar mais um aniversário de Viana. Minha força da vontade me trouxe pela terceira vez seguida. A vontade de ser feliz me move e não poderia deixar essa oportunidade passar”, citou Luiza.

A caminhada também é um espaço para reunir amigos e se  divertir. Allan Jhones, do bairro Universal, reuniu os amigos do grupo Caminhada Álcoologica pelo sexto ano seguido para percorrer os 13 quilômetros de uma forma inusitada.

“A ideia de fazer a caminhada com bebidas surgiu em 2016, quando eu e outros colegas decidimos participar da caminhada de uma forma diferente. O esporte é o que a gente gosta. Desde então, participamos todos os anos do evento. Além da cerveja, esperamos encontrar sempre uma aventura diferente na caminhada, sempre brincando entre amigos nos divertirmos”, comentou.

Quem também já é presença garantida na caminhada é o casal Diogo Gonçalves e Jéssica Alves, que veio de Cariacica participar do evento pelo terceiro ano consecutivo.

“Se Deus quiser, no próximo ano estaremos aqui novamente, faça sol ou faça chuva. A força de vontade, a energia, a garra e o atletismo nos trouxeram aqui hoje. Espero encontrar aventura, diversão e novas amizades nessa caminhada. Pode vir chuva que não estou nem aí”, disse Diogo.

A caminhada é o momento ideal para quem já pratica esporte e deseja participar de um evento em meio ao verde, como é o caso da ciclista Josiane Marcelino Frizeira, moradora de Viana há 20 anos. Ela conta que pratica pedal há 5 anos e que desta vez vai conhecer a cidade por um ângulo diferente.

“O esporte e a aventura me trouxeram aqui hoje para participar dessa caminhada. Faço pedal a cinco anos e desta vez vou poder ver a trilha por uma outra perspectiva, vendo as riquezas da natureza de Viana”, comentou Josiane.

Reprodução : Prefeitura de Viana