Câmara de Vitória dá sinal verde para a adição do símbolo da Síndrome de Down em placas prioritárias

Câmara de Vitória dá sinal verde para a adição do símbolo da Síndrome de Down em placas prioritárias

As placas de atendimento prioritário vão passar a ter o símbolo mundial da síndrome de down. A inclusão dessa imagem destaca a prioridade no atendimento dessas pessoas e está determinada no Projeto de Lei 271/2023 aprovado na Câmara de Vitória nesta segunda-feira (27/11).

O teor da matéria foi sugerido pelos alunos da escola Leonardo da Vinci que participaram da Sessão ordinária acompanhados pelo professor e ex-vereador Roberto Martins.

O presidente Piquet parabenizou os alunos pela iniciativa. “Parabéns aos alunos por estarem atentos à inserção das pessoas com deficiência na sociedade. O lugar da pessoa com deficiência não é escondido dentro de casa. É aqui, conosco, na Câmara, na rua, consumindo. Temos que respeitar as condições de saúde e as limitações que a vida deu para cada um. Hoje estamos construindo uma Vitória mais solidária”, destacou Piquet.

Os alunos Ilan Klein Bermudes e Maria Luiza Tebaldi Franco defenderam o Projeto de Lei e o processo democrático. Em seu discurso, Ilan Bermudes ressaltou que: “estamos representando nossa escola e muito felizes por participar desse evento para o qual nos preparamos desde o começo do semestre. Essa experiência é importantíssima para nosso desenvolvimento como indivíduos ativos no meio social em que estamos inseridos e alcancemos a democracia mais plena”.

Por sua vez, Maria Luiza Tebaldi Franco detalhou o objetivo do Projeto. “Nosso propósito é destacar a importância da inclusão das pessoas com síndrome de down em

Vitória. Essa condição tem a ver com nós e não apenas com eles. Mesmo no dia de hoje, as pessoas com síndrome de down enfrentam diariamente desafios, que são encarados (pelos outros) como coisa comum, algo corriqueiro. Isso decorre da falta de percepção das pessoas”, alertou, descrevendo algumas dificuldades físicas que as pessoas com síndrome de down enfrentam.

A aluna defendeu a necessidade da inclusão do símbolo nas placas para assegurar o atendimento prioritário e caminhar no sentido de uma sociedade mais igualitária.

O professor do Leonardo da Vinci e ex-vereador Roberto Martins agradeceu o apoio unânime dos vereadores ao projeto.

Homenagem – Durante A vereadora Karla Coser fez uma homenagem à diretora Roberta Fernandes e toda o elenco envolvido no documentário “Último Ato” sobre violência contra as mulheres. Foram homenageados: Roberta Fernandes, Cristiane Ferrari, Liliene da Conceição, Camila Costa, Norma Francisco, Marciane dos Santos, Sara Nichio, Janine Corrêa, Sabrina Feu e Rejane Arruda.

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Delegado Piquet (Republicanos), Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Davi Esmael (PSD), Dalto Neves (PDT), Duda Brasil (União); Karla Coser (PT), Leonardo Monjardim (Patriota); Luiz Emanuel (Republicanos), Maurício Leite (Cidadania), Vinicius Simões (Cidadania).

Confira o que foi apreciado:

1 – Projeto de Lei n° 271/2023, processo n° 14055/2023

Ementa: Dispõe sobre a inserção nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da síndrome de down e dá outras providências.

Autores: vereadores Leandro Piquet, Mauricio Leite, Duda Brasil, Davi Esmael, André Moreira, Karla Coser, André Brandino, Vinicius Simões, Dalto Neves e Chico Hosquen.

APROVADO

2 – Projeto de Lei n° 288/2023, processo n° 14467/2023

Ementa: Institui e disciplina a concessão de abono na Câmara Municipal de Vitória em 2023.

Autores: vereadores Delegado Piquet, Anderson Goggi, Leonardo Monjardim, Mauricio Leite

Aprovado

Reprodução : Câmara de vitória