Campanha Educativa na Serra Leva Conscientização sobre o Agosto Lilás ao Parque Residencial Laranjeiras

Campanha Educativa na Serra Leva Conscientização sobre o Agosto Lilás ao Parque Residencial Laranjeiras

Motoristas, motociclistas e até passageiras de ônibus foram abordados pela blitz educativa do Agosto Lilás, na manhã desta segunda-feira (7), no Parque Residencial Laranjeiras. Equipes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) divulgaram material informativo sobre o questionário online “Conta Comigo”, lançado na última semana.

As abordagens contaram com o apoio de agentes do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), que fecharam uma pista da Segunda Avenida para que os carros e motos pudessem estacionar e os condutores recebessem as orientações. Também houve panfletagem entre quem circulava pelas calçadas.

O material distribuído contém um QR code que dá acesso ao questionário, no qual a mulher, ao responder a uma série de perguntas, identifica se vive um relacionamento abusivo.

A ferramenta está disponível por meio do link https://tinyurl.com/jyu39bd5. O QR code está impresso em cartazes distribuídos em ônibus, escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos.

O formulário traz, também, os endereços e contatos da rede de atendimento à mulher em situação de violência no município da Serra.

Histórias

Uma dona-de-casa recebeu o material e disse que passa por uma situação de violência. Ela já registrou um boletim de ocorrência numa delegacia mas disse que não sabia que havia um serviço de acolhida pela Prefeitura da Serra.

“Vou ler com calma e vou procurar essa ajuda. Tudo é bem-vindo para quem sofre violência”, declarou, pedindo para não ser identificada.

A ação aconteceu no dia em que a Lei Maria da Penha completa 17 anos. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a legislação tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no ambiente doméstico e familiar. A lei ganhou este nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor condenado.

Como procurar os serviços

A mulher em situação de violência pode procurar a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), localizada na Rua Major Pissarra, 12, Serra Sede. O funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Informações: (27) 3328-7500 ou pelo WhatsApp (27) 99836-2909.

A Secretaria oferece atendimento psicossocial, com profissionais preparados para o acolhimento.

De janeiro a julho deste ano, foram 156 atendimentos no Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Além disso, 521 mulheres estão com medida protetiva de urgência e 756 fizeram boletim de ocorrência registrando denúncias de violência.

Reprodução : Prefeitura da Serra