Cãominhada reúne pets, tutores e amigos na Praia de Camburi
Domingo é um dia perfeito para se reunir com a família e os amigos, isso ninguém pode negar, mas este dia (08) foi ainda mais especial para os tutores que juntaram tudo em uma caminhada, na Praia de Camburi.
A segunda edição da Cãominhada reuniu cerca de 500 cachorrinhos de todos os tamanhos. Ao lado dos seus tutores eles caminharam cerca de 1KM. Na chegada, a benção do padre Lucas Muniz, da paróquia de São Francisco de Assis, em Jardim da Penha. A presença do padre foi para abençoar os cãezinhos em uma homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.
Quem participou da caminhada foi o secretário de Meio Ambiente (SEMMAM), Tarcísio Föeger, e ele não estava só, o secretário foi acompanhado do Spike, de 3 anos. Spike e o secretário são veteranos, eles participaram da primeira edição da Cãominhada, e Tarcísio falou da importância do evento.
“Mais do que uma caminhada, é pra gente destacar e enfatizar as políticas públicas que a gente vem desenvolvendo e também chamar a atenção para a guarda responsável de animais e o combate aos maus tratos de animais que ainda existe. É isso tudo que a gente quer fazer, é chamar todo um coletivo para fortalecer a cada dia mais a importância dessa agenda animal em Vitória”, destacou.
Diferente do Spike, teve cãozinho que estreou na caminhada este ano, como é o caso do Tobias Vitorino, de 8 anos.
Tobias foi adotado pela estudante Juliana Queiroz, de 27 anos. Juliana conta que o cachorro foi abandonado pela antiga tutora. Ele foi deixado em um hotel e uma das funcionárias o resgatou até que Juliana o pegou para adoção.
“Hoje o Tobias está lindo, mas ele chegou muito fraquinho e não estava bem tratado. Agora ele está aqui, a coisa mais linda e que nos dá muita alegria”, disse.
A Moradora de Forte São João destacou que pretende continuar nas cãominhadas com o Tobias, e conta o motivo.
“É bom para ele sair de casa, passear, conhecer outros cães de idades e tamanhos diferentes, mas principalmente por ser um momento nosso”, relatou emocionada.
Antes de abençoar os cachorrinhos e os grandes cães, o padre destacou:
“Precisamos seguir o exemplo de São Francisco de Assis. Ele mostrou e ensinou o carinho que nós devemos ter com o nosso planeta e com a criação. Então, que cada um possa continuar demonstrando afeto com seu animal de estimação. Por isso, eu vou abençoar esses animais pela intercessão de São Francisco de Assis”, finalizou.