Cariacica 2022: Secretaria de Agricultura fez melhorias nas estradas e levou mais benefícios ao produtor rural

Cariacica 2022: Secretaria de Agricultura fez melhorias nas estradas e levou mais benefícios ao produtor rural

A Zona Rural de Cariacica ocupa 54% da área total do município e possui uma agricultura variada e com atrações voltadas para o Agroturismo. Em 2022, com o objetivo de potencializar ainda mais o setor no município, a Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) fez melhorias nas estradas e facilitou a vida do produtor rural da cidade.

 

“O ano de 2022 foi desafiador e de muitas conquistas, avançamos muito. Levamos a Secretaria para perto do trabalhador rural e passamos a atender em Cariacica-Sede. Em 2023 seguiremos fortes”, disse Nilson Teixeira, secretário de Agricultura e Pesca.

 

 

Confira os destaques da Secretaria de Agricultura e Pesca em 2022

 

Renovação da Patrulha Rural: a Semap recebeu duas retroescavadeiras, um rolo compactador, três caminhões-caçamba, um caminhão-pipa e uma roçadeira hidráulica. Estes equipamentos são fundamentais para a execução dos trabalhos de recuperação continuada das estradas rurais.

 

Programa Alimenta Brasil (PAB): para 2023, a Semap garantiu uma verba de mais de R$ 4 milhões junto ao Ministério da Cidadania para a execução do Programa Alimenta Brasil (PAB). Ele tem como finalidade principal incentivar a agricultura familiar, promovendo a inclusão econômica e social dos agricultores familiares. Ao mesmo tempo, o programa promove o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

 

Obras de pavimentação e drenagem nas vias rurais: a fim de melhorar as vias por onde os produtores rurais de Cariacica escoam sua produção, a Semap realizou obras de drenagem e pavimentação em quatro importantes trechos: em Alto Roda D’Água as obras foram feitas em 4 km de estradas e em Destacamento de Cima em 3 km. Foi feita também a recuperação da estrada de Areinha, que liga Maricará a Duas Bocas, com recapeamento asfáltico de 5,5 km. Na Rodovia do Congo, que liga Vista Dourada a Roda D’Água, foram pavimentados 6 km. Além dessas obras também foram realizados a aplicação de Revsol em 23 km de estradas e o patrolamento de 120 km de vias rurais.

 

Programa de Alimentação Escolar (PNAE): em 2022 houve um recorde da história do PNAE em Cariacica, com quase R$ 2 milhões empregados na aquisição de produtos da agricultura familiar, que foram direcionados para as escolas municipais da cidade. Isso significa que a Secretaria de Educação (Seme) adquiriu 47% dos alimentos diretamente da agricultura familiar de Cariacica, gerando assim mais renda ao produtor do município.

 

Reprodução : Prefeitura de Cariacica