Cariacica participa de pesquisa sobre saúde bucal do Ministério da Saúde

Cariacica participa de pesquisa sobre saúde bucal do Ministério da Saúde

O município de Cariacica foi sorteado para participar do estudo SB Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo identificar as condições de saúde bucal da população brasileira. As equipes da pesquisa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estão realizando a avaliação em unidades básicas de saúde da cidade.

 

O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde. Diretrizes da política visam a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O estudo está em sua quinta etapa e acontece por meio de parcerias com universidades federais e conta com mais de 50 mil pessoas avaliadas em varias regiões do pais. O estudo visa a identificar doenças mais prevalentes como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças, entre outros aspectos.

 

Reprodução : Prefeitura de Cariacica