Cesan Informa: Chuvas podem afetar fornecimento de água no Espírito Santo

Cesan Informa: Chuvas podem afetar fornecimento de água no Espírito Santo

A companhia recomendou aos usuários que poupem água, pois a chuva leva lama e outros detritos para os leitos dos rios

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) informou que as chuvas previstas para a noite desta quinta-feira (15) e manhã de sexta-feira (16) podem prejudicar o abastecimento de água em diversas cidades do Espírito Santo.

A Cesan recomendou aos usuários que poupem água, pois a chuva leva lama e outros detritos para os leitos dos rios, o que pode fazer com que o abastecimento seja prejudicado.

Segundo a Cesan, o que normalmente impede que estes poluentes cheguem aos rios são as florestas nos topos dos morros, além das matas ciliares, em vales, biomas que se encontram degradados no Estado, o que causa uma piora significativa na qualidade da água captada nos períodos de fortes chuvas.

Por conta disso, é necessária uma paralisação nas estações de tratamento para a lavagem dos filtros. E mesmo após as chuvas, o prejuízo pode perdurar ainda por mais tempo, até que a qualidade da água no rio se normalize.

“Quando necessário, carros-pipa complementam o fornecimento de água nas localidades com o abastecimento afetado nesses períodos”, afirmou a Cesan por meio de nota.

De acordo com a Cesan, a companhia investe atualmente na melhoria tecnológica de estações para lidar com este tipo de problema e em 2023 foram investidos mais de R$ 840 milhões para melhorar os serviços.

Transtornos causados pela chuva desta quinta-feira 

Uma forte chuva inundou a Avenida Cezar Hilal, em Vitória, e transformou a via em um verdadeiro “rio”, na tarde desta quinta-feira (15). Outros pontos de alagamento também foram registrados na região da Grande Vitória.

Imagens registradas por motoristas, que trafegavam pelo local mostram que a água ultrapassou o limite da calçada e tomou conta do ponto de ônibus. Além disso, uma praça também foi atingida pela inundação.

Além disso, parte da BR-101, na altura do município de Viana, ficou totalmente interditada.

Segundo informações repassadas pela concessionária que administra a via, a Eco101, no quilômetro 299, na via no sentido Vitória x Viana, por conta da forte chuva, a pista principal está nivelando com as marginais.

Em Cariacica, os motoristas enfrentaram um grande alagamento em frente ao Shopping Moxuara, localizado na Avenida Mário Gurgel, no bairro São Francisco.

Reprodução : Folha Vitória