Começa 1º Seminário sobre Doenças Tropicais Negligenciadas em Vila Velha

Começa 1º Seminário sobre Doenças Tropicais Negligenciadas em Vila Velha

Com o intuito de atualizar médicos e enfermeiros de Unidades de Saúde, Prontos-Atendimentos e Hospitais sobre doenças como Malária, Chagas, Leishmaniose, Esporotricose, Febre Maculosa, Esquistossomose e Doença de Lyme, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um seminário nos dias 13 e 14 de junho.

As doenças negligenciadas são um grupo de doenças endêmicas que atingem populações mais pobres, com acesso limitado aos serviços de saúde. As ações de prevenção e de controle da doença são importantes para reduzir o impacto negativo que elas geram na saúde e no bem-estar da sociedade.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Vila Velha, Fabiana Turino, essas doenças não são naturais do município, com exceção da esporotricose. Mas, mesmo assim, é necessário entender a conduta clínica correta para realizar o diagnóstico precoce:

“Ao identificar a doença e tratá-la em tempo oportuno, é possível evitar o agravamento da doença, suas sequelas e até mesmo o óbito. Além de atualizar o profissional da saúde com o conhecimento sobre o vetor, é possível realizar o diagnóstico mais assertivo”, disse.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha