Confira as melhores opções de entretenimento para curtir as férias em Viana

Confira as melhores opções de entretenimento para curtir as férias em Viana

Depois de um longo ano de muito trabalho e estudo, tudo que sonhamos é com um bom descanso proporcionado pelas férias de verão. Muito mais do que capital estadual da logística e a cidade que mais cresce no Estado, Viana é o destino ideal para turistas que procuram locais de aventura, história, além do turismo religioso, gastronômico e de experiência.

A cidade, também conhecida como portal das montanhas capixabas, pode ser o destino das suas próximas férias. Com regiões de montanhas, sítios e espaços de lazer, além de área para prática de esportes radicais e uma rica cultura, o município possui ainda igrejas centenárias que carregam a história da colonização portuguesa no Espírito Santo.

Confira abaixo algum dos pontos turísticos de Viana:

1. Turismo religioso

O grande destaque do turismo vianense são as igrejas centenárias, marcas da fé e crenças muito presentes na cultura da população local. As Igrejas Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, e a Nossa Senhora de Belém, em Jucu, preservam traços da influência jesuíta no município.

2. Circuito cultural

A Casa da Cultura, a Galeria de Arte Casarão e a Estação Ferroviária, localizadas em Viana Sede, são espaços culturais que guardam a história e promovem o encontro entre o passado e o presente de quem os visita. Os prédios históricos, como o Casarão, onde funciona a Galeria de Arte do município, preservam a história de Viana e do Estado. Nestes espaços, são realizadas exposições e manifestações artísticas com o objetivo de fomentar a cultura.

 

3. Cervejarias Else Beer

A Cervejaria Else Beer foi a primeira cerveja artesanal capixaba a obter registro no Ministério da Agricultura.

Localizada em Pedra Mulata, região rural de Viana e a 35km da Grande Vitória, tem capacidade instalada para produzir 4.000 litros de cerveja. A cervejaria Else é a primeira empresa a produzir cervejas artesanais no Espírito Santo. Sua fábrica, que está localizada Viana, produz atualmente duas versões: Clássica e Jacarandá.

A cervejaria Piabier começou no ano de 2016 em uma parceria de amigos que amavam cerveja e agora é uma das marcas mais proeminentes no mercado no Estado. A Piabier carrega o nome do bairro em que está instalada a fábrica: Piapitangui, em Viana. Localizada aos pés das montanhas capixabas, a Piabier conta com água de excelente qualidade para a produção de cerveja e um clima bucólico de zona rural. O cartão de visita da cervejaria é a imagem do índio botocudo, nativo das terras vianense, o que ajuda a reforçar a identidade cultural da empresa e remete à ideia de resistência frente à grande indústria cervejeira.

4. Rampa do urubu

Com mais de 260 metros de altitude, a Rampa do Urubu é um local ideal para quem pratica voo livre. Além de oferecer características favoráveis para o esporte, o local dispõe de vista privilegiada, ar puro e natureza exuberante. O acesso é pela BR 262, no Km 15 e o local não é apenas para os praticantes de voo livre, mas também para os admiradores da natureza e da paisagem que pode ser vista lá do alto. O local também é bem frequentado por ciclistas que gostam de uma trilha mais pesada por conta das subidas que integram a localidade.

5. Parque Linear de Canaã

Uma intervenção urbana que modifica a paisagem e que se transforma em um espaço para todos frequentarem, criando memórias, principalmente de união entre todos os moradores. O espaço conta com a bela vista de um mural em homenagem aos pontos turísticos do município, que enriquece visualmente o ambiente.

6. Sitio Dafamília

Localizado às margens do Rio Jucu, o sítio oferece uma bela área verde, com piscina e campo de futebol. O espaço ainda oferece uma área de churrasco e um cerimonial para a realização de eventos.

7. Sítio Loddi

Outro atrativo turístico de Viana é o Sítio Loddi. Situado em Jucuruaba, o espaço oferece piscina, área de churrasco e um espaço para reuniões e festas.

8. Sítio do Rui

Também localizado em Jucuruaba, o Sítio do Rui oferece uma ampla área verde e piscina para a diversão dos visitantes.

9. Piscina do Zé Maria

A Piscina do Zé Maria é um espaço de lazer localizado em Formate. Conta com várias piscinas, além de campo de futebol e espaço para churrasco e confraternização.

10. Rancho Mamoeiro

Localizado a cerca de 1,5 quilômetro da Estrada do Seringal, em Araçatiba, o rancho conta com área verde, campo de futebol, piscina, playground, churrasqueira, área coberta. Para abrigar eventos dos mais diversos tipos, o rancho disponibiliza fogões, freezers e mesas. Em breve os visitantes poderão contar também com um alojamento.

11. Cachoeira do Aloísio

Quem deseja curtir o verão em Viana, a Cachoeira do Aloísio, em Formate, é mais uma das opções de diversão em Viana. Além das águas refrescantes, o local conta com uma área para camping e uma lanchonete que oferece salgados, bebidas e nos finais de semana, almoço. Para desfrutar das belezas da cachoeira, é cobrada uma taxa. O visitante também tem a opção de levar o que vai consumir e pode fazer até mesmo um churrasco. A área de camping comporta até 100 pessoas, para utilizá-la é cobrada uma taxa de R$ 25 e não é necessário agendamento prévio.

12. Sítio Gava

Localizado em Piapitangui, área rural do município, o local faz parte do Circuito de Agronegócio, um dos cinco Circuitos de Viana. Quem ainda não conhece o sítio Gava precisa se programar e agendar, pois o local atende grupos com datas previamente marcadas. Entre seus maiores atrativos para o verão, estão as piscinas de águas cristalinas que brotam das pedras. O local tem espaço para camping, lanchonete para os visitantes e área de convivência.

13. Parque Túnel da Alegria

O parque localizado em Formate conta com várias cachoeiras e 10 piscinas naturais, toboáguas e churrasqueiras. O parque tem valor de entrada, mas também pode ser reservado para eventos.

14. Pousada Olhos D’Água

A Pousada Olhos D’Água, localizada em Biriricas de Cima, faz parte do Circuito de Agronegócio do Catálogo dos Circuitos Turísticos de Viana.

Com piscinas de água natural, sauna, cachoeira, campo society e espaço com jogos, a pousada junta o útil ao agradável aliando em um só espaço, diversão e conforto para atender seus clientes e hóspedes com serviços de bar e restaurante.

15. Parque Rota das Garças

O principal parque ecológico de Viana, o Parque Rota das Garças, localizado no km 18,5 da BR-262, em Viana Sede, tem mais de 400 mil metros quadrados de mata atlântica preservada e uma biodiversidade extensa em meio a Região Metropolitana do Estado.

O parque é uma opção de espaço de lazer no município, além de ser um local para eventos, seminários, encontros, elaboração de políticas públicas e aulas de campo. O ambiente é propício ao desenvolvimento de atividades físicas, sensoriais e intelectuais.

Reprodução : Prefeitura de Viana