Confira como foi o primeiro dia de celebração de 205 anos da Festa do Divino de Viana

Confira como foi o primeiro dia de celebração de 205 anos da Festa do Divino de Viana

A primeira noite da tradicional Festa do Divino de Viana foi marcada pela alegria da comunhão. Devido ao auge da pandemia de Coronavírus nos últimos anos, os fiéis não puderam se reunir presencialmente para comemorar, mas este ano foi marcado por este retorno.

A festa começou com missa celebrada pelo padre Rodrigo Costa, que lotou a igreja matriz. A família da Idaiara Corrêa, moradora da Sede participou da celebração com o sentimento de gratidão. “É muito bom estar de volta presencialmente, estávamos esperando por isso há meses e estou bem feliz com a volta”, disse Idaiara.

Após a missa, o padre Izaelton, responsável pela igreja matriz fez a apresentação das bandeiras de Viana, dos Açores e do Imperador e Imperatriz da Festa. A Banda da Polícia Militar do Espírito Santo fez uma apresentação animada, com clássicos da música brasileira e internacional.

A Elza e o Gilmar José Fabres Maline, mãe e filho, também curtiram os 205 anos da Festa do Divino com o sentimento de gratidão e felicidade. “Eu vim de Vila Velha só para acompanhá-la na festa, que é muito tradicional e bonita. A missa foi maravilhosa, a sensação é muito boa. Nós que somos fiéis estávamos sentindo falta de momentos como esse, de estar junto em comunhão com a comunidade, o sentimento é de gratidão”, disse Gilmar José.

Logo após ao show da Banda da Polícia Militar, o cantor Richard Viana, artista vianense também se apresentou trazendo animação com clássicos do sertanejo atual e modas de viola para os que estavam presentes.

A festividade tem apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT), e conta com programação repleta de celebrações e religiosidade. Os últimos preparativos do evento estão sendo feitos para proporcionar uma celebração de fé e cultura.

A secretária de Esporte, Cultura e Turismo Renata Rosa Weixter destaca a relevância da Festa do Divino para Viana e para o Estado: “É um grande momento da cidade, uma festa linda que reúne tradição, cultura, história e religiosidade da imigração açoriana na cidade de Viana, uma das cidades do país que mais recebeu imigrantes de Açores, ilha de Portugal”, ressaltou a secretária.

A 205ª Festa do Divino acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. Confira a programação:

Sábado (04/06)
18h00 – Procissão com Banda Marcial da Escola Cívico-militar Divaneta Lessa de Moraes a casa da imperatriz
19h – Terço do Divino Espírito Santo
19h30 – Missa com padre Ribamar Divino Vieira
20h30 – Barracas, roleta e pescaria
22h – Show com João Felipe e Rafael

Domingo (05/06)
5h – Alvorada
9h – Procissão com banda à casa do Imperador
10h – Missa festiva de Pentecostes com o bispo Dom Geraldo Lyrio
12h – Almoço e Show com Rogério Palassi (MPB)
13h – Barracas, roleta e pescaria
14h – Leilão
18h – Ação entre amigos e sorteio do Imperador e da Imperatriz 2023
19h – Encerramento da festa com Banda de Congo de Piapitangui

 

Reprodução : Prefeitura de Viana