Curso de Combate à Violência contra a mulher reúne Guardas Municipais de Vila Velha
Agentes das Guardas Municipais de Vila Velha, de Serra e de Viana participaram do curso de Multiplicadores Elas Podem, nesta quarta-feira, no Centro de Operações da Guarda Municipal. Os agentes aprenderam sobre a violência contra a mulher, como identificar os sinais de abuso e também foram orientados sobre a melhor forma de prestar apoio às vítimas.
A instrução visou o aprendizado e aperfeiçoamento no atendimento de ocorrência envolvendo violência do gênero. A supervisora da Guarda Municipal de Serra, Jessica Venturini, falou da importância do curso. “Essa instrução é importante, pois corriqueiramente realizamos esse tipo de atendimento. Agora, vamos propagar esse conhecimento adquirido”, afirma.
Já a GM de Viana, Suellen Ventura, ressalta a importância de ter um agente qualificado no atendimento. “Essa instrução é de suma importância, pois precisamos de servidores preparados, capacitado para esse tipo de atendimento. O agente precisa compreender a situação da mulher na abordagem”, ressalta.
A instrução foi ministrada por profissionais especializados como a inspetora da Mulher da GMVV, Lais Mongin; a psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Vila Velha (CRAMVIVE), Tânia Duarte; a assistente social do CRAMVIVE, Mireli Vieira; e a referência técnica em Agravo a Violência e pós-graduada em Violência Doméstica, Márcia Saldanha.
O curso ainda contou com o depoimento de Jucileia Santos, que foi vítima de violência doméstica durante 14 anos. “Fico feliz em poder participar e mostrar para os agentes como o atendimento humanizado é importante. Pude relatar um pouco do que eu passei nesses anos. Isso é bom para eles saberem como a vítima se sente e quais são as dificuldade que passamos”, relata.
Segundo a inspetora Lais Mongin, outras instruções serão ministradas. “Esse foi o primeiro curso e não vamos parar por aqui. Esse tema é de extrema importância. A Guarda Municipal tem um papel fundamental na prevenção e combate à violência do gênero. Estamos fortalecendo nossa equipe para atuar de forma ainda mais eficaz na proteção das mulheres da nossa cidade”, afirma.
A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, destacou a importância do curso. “Nosso objetivo é capacitar os agentes das guardas para desenvolverem um papel ativo na conscientização. Queremos fomentar essa consciência social, de modo que possam compreender a realidade das mulheres que são vítimas de violência doméstica. Dessa forma, eles estarão preparadas para compartilhar esse conhecimento em outros contextos, tornando-se multiplicadores de informações e agentes de conscientização”, expressa.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui