Defesa Civil de Viana atua e orienta moradores que residem em área de risco
Diante das fortes chuvas que atingiram o Estado, a cidade está em alerta para os próximos dias. A Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Defesa Social (SEMDES) e Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS), intensificaram os trabalhos em suas respectivas áreas, ambas vistoriando córregos, rios e locais de risco.
Os serviços de prevenção, como limpeza de bueiros, córregos e piscinões, seguem intensificados durante o período de forte chuva. Durante o final de semana, o prefeito em exercício Fabio Dias, o secretário de Defesa Enoni Erlacher e o gerente de Defesa Civil Sebastião Almeida visitaram regiões de risco.
Os agentes da Defesa Civil, com as demais autoridades, fiscalizaram os bairros de Areinha, Campo Verde, Morada de Bethânia, Vila Bethânia, Tanque e Coqueiral de Viana para conferir o cenário de cada local. Os moradores foram devidamente orientados sobre os cuidados que deverão ser tomados caso a situação se agrave.
Em Viana, choveu mais de 70 mm por hora, enquanto a previsão dos meteorologistas era de, pelo menos, 50 mm por hora. Mesmo com a intensidade superior ao previsto, o município se preparou e não há registros de ocorrências graves no município até o momento. Apenas pontos isolados de alagamento, segundo os dados da Defesa Civil.
Na manhã desta segunda-feira (28), a SEMOPS deu prosseguimento aos trabalhos de limpeza de córregos e tapagem de buracos que surgiram com as fortes chuvas. Os bairros de Nova Bethânia e Universal foram os primeiros a receber cuidados nessa ação que continuará durante todo o dia.
Como agir em situação de risco
· Não jogue lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem de água, nem em terrenos baldios ou ruas;
· Limpe o telhado, calhas, condutores e caneletas para evitar entupimentos;
· Se houver alagamento, evite o contato direto com a água contaminada da enchente;
· Se estiver em local seguro, procure não se deslocar;
· Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
· Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
· Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
· Contato da Defesa Civil: 27 99860-4360.
Reprodução : Prefeitura de Viana