Defesa Civil municipal de Vila Velha se reúne com moradores voluntários do bairro Jaburuna

Defesa Civil municipal de Vila Velha se reúne com moradores voluntários do bairro Jaburuna

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha (COMPDEC) realizará, nesta quarta-feira (21), uma reunião com moradores e lideranças comunitárias do bairro Jaburuna, para criação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Essa será a primeira reunião preparatória do NUPDEC /2023 de Jaburuna, que vai acontecer na Igreja Batista de Jaburuna, a partir das 19h.

Os moradores terão acesso ao papel do NUPDEC e a importância de se criar esta estrutura. Também poderão tirar dúvidas sobre o próprio bairro e dados da cidade como um todo. Qualquer morador poderá ser voluntário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, coronel Marcelo D’lsep, para chegar ao ponto de estrutura do NUPDEC, a COMPDEC realizou uma série de passos importantes: “Foram realizados o cadastramento de famílias e o mapeamento dos setores de risco. Em Jaburuna, por exemplo, foram identificados 13 setores de risco, onde moram 211 pessoas. Esse contingente significa cerca de 5% de todos os moradores do bairro. Dessas pessoas, 119 são adultos, 68 têm até 12 anos e seis possuem mais de 60 anos de idade. O cadastro mostra ainda nove pessoas com deficiência motora e seis com deficiência intelectual”, afirma.

De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil, sgt. Afonso Belenda Netto, a implementação do NUPDEC é muito importante: “Após a formação desse núcleo, já numa segunda etapa, chamada de Plano de Contingência, os voluntários do NUPDEC aprendem como agir caso ocorra algum desastre. Assim, eles identificam quais as vias de saída e os pontos de apoio na hora de uma emergência. Os voluntários são o nosso braço direito”, ressalta.

Além de Jaburuna, as comunidades de Boa Vista, São Torquato e Sagrada Família também estão se preparando para a criação de seu NUPDEC.

O NUPDEC é formado por cidadãos de cada comunidade que, através do trabalho voluntário e solidário, contribuem nas ações preventivas em áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato em situações de calamidades e emergência.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha