Defesa Civil realiza palestra na UMEF “Ofélia Escobar” em Aribiri

Defesa Civil realiza palestra na UMEF “Ofélia Escobar” em Aribiri

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha realizou nesta terça-feira (1), dentro do Projeto Defesa Civil na Escola, palestras e apresentação de viaturas aos alunos da UMEF Ofélia Escobar, localizada no bairro Aribiri.

Durante as palestras, foram apresentados aos alunos e professores o papel da Defesa Civil, a conceituação de risco e de desastres e os tipos de desastres que normalmente ocorrem no município. Ao todo participaram 390 alunos, sendo 180 do turno matutino, 210 do diurno e o corpo docente, com 27 professores.

A professora Mara Beluscio ficou surpresa e encantada com o material e com a quantidade de informações importantes apresentadas pela equipe da defesa civil para a região: “Acredito que essas informações podem e devem ser usadas também na sala de aula”, finalizou a professora.

Já o aluno Davi Mendes Clem, do 7º ano, relatou que achou a palestra legal porque aprendeu a evitar e prevenir problemas como das enchentes, alagamentos e deslizamentos no seu bairro.
Alunos da UMEFTI “Professor Elson José de Souza”, localizada no bairro de Jaburuna, e da UMEF “Juiz Jairo de Mattos Pereira”, localizada no bairro São Torquato, já participaram do projeto. Outras palestras acontecerão até o final do ano letivo, nas escolas: UMEF “Gil Bernardes”, UMEF “Antônio Bezerra de Farias”, UMEF “Irmã Feliciana Garcia” e UMEF “Ana Bernardes Rocha”.

O Projeto Defesa Civil nas Escolas está em fase de elaboração pela COMPDEC, em conjunto com a Secretaria de Educação e prevê, também, a visita dos alunos às estações de bombeamento de águas pluviais do município.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil – coronel Marcelo D’Isep, destaca que essa etapa do projeto é muito importante, pois com esse bate-papo com os alunos é possível a introdução de alguns conceitos e conhecimentos sobre desastres e as ações de prevenção, plantando assim uma sementinha para a construção de uma comunidade mais segura.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha