Desfile da Mug Homenageia Homero Massena no Carnaval de Vitória

Desfile da Mug Homenageia Homero Massena no Carnaval de Vitória

Na noite de Carnaval, Vitória foi palco de uma celebração artística, com a Mocidade Unida da Glória (MUG) homenageando Homero Massena. Em vez de aderir aos desfiles tradicionais, a MUG inovou, transformando a passarela do Sambão do Povo em uma galeria a céu aberto com a exposição “Massena: Um Olhar em Aquarela”.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência única aos espectadores, a MUG trouxe 1.400 participantes para um desfile marcado pela simplicidade e criatividade. O desfile começou com um abre-alas de nove metros de altura, definindo o tom para a noite de celebração artística.

Petterson Alves, carnavalesco campeão em 2023 com a MUG, destacou a opulência do desfile deste ano de maneira moderada, descrevendo-o como “luxuoso e mais vibrante em comparação aos anos anteriores”. A escola impressionou pela grandiosidade e pela criatividade ao explorar os elementos mais marcantes da vida e obra de Homero Massena.

A comissão de frente emocionou o público ao recriar artisticamente o quadro “O prelúdio das cores”, mergulhando na infância do pintor e em seu primeiro encontro com a arte. A representação lúdica envolveu a audiência, proporcionando um espetáculo interativo e cativante.

Um dos momentos mais tocantes ocorreu com o primeiro casal de porta-bandeiras, quando Klaura Costa, grávida neste ano, optou por não liderar o pavilhão da campeã anterior. Mesmo ausente na função, Klaura acompanhou de perto sua substituta, Letícia Malaquias, em uma passagem que deixou uma marca emocional duradoura.

Ao explorar a efervescência do Carnaval de Vitória, a MUG brilhou ao levar à avenida o samba-enredo que narrava a paixão de Massena por Vila Velha. A Prainha, local escolhido pelo artista para seus últimos anos de vida, ganhou destaque nas telas e nas paredes de sua casa, representando o paraíso do pintor.

 

                                                             Recuo da bateria- Foto Daniella Soares

O desfile da MUG também incluiu referências à estadia de Massena em Paris e suas raízes em Minas Gerais e no Espírito Santo, simbolizadas pelas bandeiras lado a lado. O carro alegórico “Grande Inspiração” destacou as mãos de uma criança desenhando livremente, enquanto a ala “Bem-Vindo a Paris” retratou os quatro anos do artista na cidade da Luz.

A MUG encerrou sua apresentação em 1 hora e 12 segundos, demonstrando precisão cronometrada. Enquanto o relógio marcava o tempo da escola, a plateia, emocionada, entoava “é campeã”, encerrando uma noite de homenagem a Homero Massena e sua contribuição inestimável para o mundo da arte.