Dia da Água: Pazolini revitaliza o emblemático Chafariz da Capixaba, no Centro

Dia da Água: Pazolini revitaliza o emblemático Chafariz da Capixaba, no Centro

Uma gestão responsável, que cuida e preserva os recursos naturais e está comprometida com o bem-estar e saúde da população. Assim é Vitória, que promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), a recuperação e a reativação do Chafariz da Fonte da Capixaba, um monumento histórico da cidade e que vai beneficiar os moradores do Centro e que residem no entorno do Parque da Gruta da Onça.

A reativação do Chafariz da Fonte da Capixaba integra as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) e do Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes (21 de março), que na capital conta com programação e atividades até o final de março (veja programação abaixo), preparadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

A iniciativa é fruto do Programa Fonte Viva, criado pela Semmam na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, que possui o objetivo de realizar a análise, a captação e a disponibilização de água doce proveniente das nascentes situadas na região do Maciço Central da capital.

“O dia de hoje tem um significado muito especial pra nós porque reafirma o nosso compromisso em cuidar da cidade, em produzir políticas públicas que de fato geram sentimentos de pertencimento e que façam com que as novas gerações possam ter contato com com a natureza. Hoje é um dia simbólico. O 22 de março está chegando. Nesta data comemora-se o Dia Mundial da Água, mas muito além disso, esse dia tem que ser celebrado sempre”, ressaltou o prefeito Pazolini.

O prefeito ainda destacou que Vitória tem gerado e criado políticas públicas que contribuem para a boa convivência harmônica e para a preservação do ecossistema, convivendo desenvolvimento, geração de emprego e renda, combinado com a natureza e com a sociedade.

“Aqui, entregamos, restaurado e reativado, um monumento de 1.828, cuidando, selando, recontando histórias, para que as pessoas tenham orgulho de morar na cidade, de pertencimento. Juntos, nós conseguimos devolver a alegria para a cidade. Devolvemos isso à sociedade”, enfatizou o prefeito.

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e presidente da Associação Comercial do Centro, Sidnei Ferreira, também reforçou a importância do monumento. “Agradecemos por mais esta obra no Centro da Capital, dentre outras que estão em andamento na região. Com esta entrega, do Chafariz da Capixa, passamos a contar com mais um ponto turístico, que estava abandonado e agora volta a funcionar”, afirmou.

Fontes públicas

“Por meio do programa Fonte Viva é possível elaborar, para cada nascente selecionada, projetos de sistemas hidráulicos para captar, filtrar e conduzir a água para abastecer fontes públicas, as quais poderão ser utilizadas para amenizar efeitos da interrupção de abastecimento, irrigação de hortas comunitárias e áreas verdes, combater incêndios florestais, entre outras alternativas indicadas pelos estudos”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Ainda de acordo com o secretário, o município de Vitória, com essa importante iniciativa e atividades em prol do Dia Mundial da Água e de Preservação e Recuperação das Nascentes, visa sensibilizar sobre este precioso recurso natural, deixa um grande legado e reforça o compromisso da gestão com o meio ambiente e com a valorização da história do povo capixaba.

“A data [Dia Mundial da Água] representa uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de adotar práticas responsáveis de gestão da água e promover a conscientização sobre os problemas relacionados ao seu acesso e uso equitativo em todo o mundo”, finaliza o secretário.

Apresentações

Para lembrar sobre as datas – Dia Mundial da Água Dia Municipal de Preservação e Recuperação das Nascentes – o coral Alef Bet entoou canções voltadas à temática, como Aprender com a Natureza (de Zé Antônio e Cleyton Passos), Cada coisa no seu lugar (Larissa Almeida), Energia eólica (Larissa Almeida) e Chuvas (Larissa Almeida).

Alunos da Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Robson Nassur, do Forte São João, também fizeram uma apresentação para o público presente sobre o que aprenderam em sala de aula sobre importância da água.

Chafariz da Capixaba

O Chafariz da Fonte Capixaba é um monumento histórico que agora foi contemplado pelo Fonte Viva e será reativado graças ao sucesso do programa em recuperar a nascente que abastece a fonte. A sua construção se deu no ano de 1828 e serviu por muitos anos como ponto de abastecimento para os moradores.

A fonte se tornou um patrimônio tão respeitável na época que suas águas eram usadas até para benzer pessoas, sendo que muitas delas vinham do interior para benzer seus filhos. Esta recuperação é importante para o meio ambiente de Vitória e para a história cultural do povo capixaba pois o monumento estava desativado e pouco valorizado.

Fonte Viva

As nascentes e córregos da cidade são o foco do Programa Fonte Viva, lançado dezembro de 2021 pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Esse programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos, que identificam a qualidade e a quantidade de água, em 25 nascentes, em uma primeira fase.

A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico. Os recursos foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Dessa forma o Programa Fonte Viva permitirá a disponibilização de água potável para as comunidades do entorno das fontes públicas que serão construídas”, destaca o secretário Tarcísio Foeger.

Programação Mês da Água/Preservação e Recuperação das Nascentes

 Expedição “Nascentes Fonte Viva: Águas que fluem e contam histórias”

*Dias 21/03 e 29/03, manhã: Nascente do Bambuzinho, no Parque Municipal Vale do Mulembá. Participam estudantes da Emef Vercenílio da Silva Pascoal, localizada no bairro Joana D’Arc.

*Dias 21/03 e 29/03, manhã: Nascente do Poço Azul, no Parque Municipal Gruta da Onça. Participam estudantes do Cmei Robson Nassur, bairro Forte São João, e da EEEM Gomes Cardim.

– Centro de Educação Ambiental

*Dia 18/03 – Espetáculo “Águas que fluem vida e contam histórias”, do Bonecos Tio DIU, para estudantes do Cmei Robson Nassur, no bairro Forte São João.

*Até 29/03 – Atendimento às unidades escolares e comunidades com foco na temática água, dentro do projeto “Águas que fluem vida e contam histórias”.

*Até 29/03 – Atividades de interpretação ambiental junto à nascente da Revis Mata Paludosa.

Fonte: Prefeitura de Vitória.