Educação em Ação: No Aniversário de 467 anos da Serra, mais de 24 mil pessoas são alcançadas pelo Núcleo de Educação do Trânsito

Educação em Ação: No Aniversário de 467 anos da Serra, mais de 24 mil pessoas são alcançadas pelo Núcleo de Educação do Trânsito

Recorde! Essa é a palavra do ano para o Núcleo de Educação do Trânsito (NET), do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra. O NET carrega uma missão de educar e conscientizar a população a respeito de um trânsito seguro e, em 2023, atingiu mais de 24 mil pessoas.

Foram 34 inserções do projeto Transitando nas escolas, 19 palestras em empresas, 50 blitze educativas, 10 participações em ações sociais e 11 ações educativas, totalizando 124 eventos ao longo do ano e 24.361 pessoas atingidas com o lema.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Joel Lyrio, o município da Serra investe nessa vertente da educação porque sabe que esse é um dos caminhos para a paz social.

“A educação para o trânsito é fundamental na visão da prevenção. Não há como trabalharmos a diminuição do acidente de trânsito sem agirmos com a prevenção primária. O projeto Transitando é uma prova real que, com a cultura da educação, a gente trabalha também com a cultura da paz e salvamos vidas”, explica Joel.

Uma ação que chamou atenção durante o ano foi o projeto “Você É Especial Para Alguém”, no qual os agentes de trânsito realizaram blitze educativas com mensagens positivas que reafirmam a importância de retornar para a casa com um trânsito seguro.

A iniciativa começou no mês de setembro, na Semana Nacional do Trânsito, e foi muito bem recebida pela comunidade civil. Por este motivo, a iniciativa foi continuada.

Além de investir em fiscalização, mobilidade e engenharia de trânsito, o diretor do DOT, Fábio Alves, acredita que o mais importante é trabalhar a educação como uma ferramente de transformação.

“A Serra tem uma dinâmica de trânsito muito intensa. Então, nós precisamos trabalhar essa temática com muito cuidado para que possamos alcançar grandes resultados. No trânsito, a vertente da educação está ligada diretamente à redução dos índices de acidentes e óbitos”, pontua.

Reprodução : Prefeitura da Serra