Escola desenvolve projeto literário capixaba e recebe escritores

Escola desenvolve projeto literário capixaba e recebe escritores

A UMEI Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Santa Rita, desenvolveu durante o primeiro semestre um projeto literário capixaba com crianças do Infantil 3, 4 e 5 da escola. O projeto institucional “Histórias da minha Vila” foi criado para aproximar os pequenos do município em que moram.

Além de aprenderem sobre Vila Velha e o Espírito Santo, eles tiveram uma experiência imersiva: conheceram alguns escritores e tiveram oportunidade de ouvir a história e conversar com quem idealizou o livro.

“Nosso objetivo é mostrar aos alunos que podemos e devemos valorizar e respeitar a beleza do nosso município. Estamos proporcionando a eles um maior conhecimento da história da própria cidade e resgatando tradições”, explicou a diretora da escola, Susan Gabriela.

Além de estimular a leitura e ensinar sobre a história e cultura da cidade, o projeto também desenvolve a imaginação e criatividade dos alunos. É que além de conhecerem os livros, eles também realizaram atividades lúdicas, como o desenho e a pintura.

“É uma maneira de aflorar neles o amor, o carinho e o respeito pela nossa cidade desde pequenos. Além de desenvolver nas crianças a capacidade de observar e registrar informações sociais e ambientais e a história do município onde a comunidade escolar vive”, complementou a diretora Susan.

Alguns dos livros trabalhados no projeto, que iniciou em abril, foram: “Canelas Verdes?”, de Gisélle Góes e Mariane Góes e “O Capixabinha”, de Andrea Espíndula. No final do aprendizado dos dois livros, os alunos receberam a visita das autoras.

E não para por aí, porque no segundo semestre o projeto continua. O planejamento é levar agora os alunos para conhecer os pontos turísticos de Vila Velha e ver de pertinho tudo que aprenderam esse ano.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha