Escolas da Serra atuam ativamente na prevenção e conscientização contra a dengue

Escolas da Serra atuam ativamente na prevenção e conscientização contra a dengue

A Secretaria de Educação da Serra está mobilizando escolas da rede municipal de ensino no combate ao mosquito da dengue.

A recomendação foi feita a todas as 145 unidades de ensino e já faz parte de atividades do calendário escolar. Tradicionalmente, as escolas começariam a fazer seus projetos a partir de março mas houve antecipação devido à situação de emergência da doença decretada pelo Governo do Estado.

Uma dessas ações foi feita na manhã de segunda-feira (26). A Emef Flor de Cactus, em Feu Rosa, lançou um circuito de atividades envolvendo brincadeiras, dança, corrida de obstáculo e quizz.

O projeto criado pela professora Caroline Sampaio, com a participação da professora de Artes Denize Tomé e da pedagoga Roberta Emerick, coloca no espaço da escola situações e focos simulados de criadouros de mosquito.

Com direito à performance da professora Elisangela Leppaus, caracterizada de Aedes aegypti, mais de 300 estudantes cantaram e participaram das atividades lúdicas.

As brincadeiras incluíam uma corrida com obstáculos onde eram descobertos sinais de água parada ou lixo acumulado de mentirinha. Também houve a brincadeira do estoura-balão onde cada bexiga estourada trazia uma charada ligada a como evitar a propagação da dengue.

Ana Clara Nunes, 11 anos, aluna do 5º ano, foi uma das que participaram da gincana. Com o colete e viseira de agente de saúde mirim, ela diz que vai levar o que aprendeu para sua família.

“Vou alertar meus pais que o nosso quintal tem que estar sempre limpo e organizado para não dar chance de criar foco de mosquito por lá”, prometeu.

Para a professora Caroline Sampaio, essa é a resposta que ela quer ter com seu projeto. “À medida que os estudantes forem espalhando pelo bairro o que aprenderam na escola, as formas de prevenção e a adesão de mais pessoas nessa luta contra a doença vão aumentar também”, justifica.

A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, reforçou que as ações de conscientização serão prioridade nas escolas.

“Essa ação é fundamental e o projeto abraçado pela Emef Flor de Cactus está de parabéns! Inserimos essas atividades contra a dengue em nosso calendário oficial. Todas as nossas escolas com suas respectivas equipes pedagógicas estão planejando o que vão fazer envolvendo os estudantes, as crianças, a comunidade escolar e todo o seu entorno em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. É um chamado em que a escola destaca que a participação no combate à dengue deve ser de todos”, afirmou.

Reprodução : Prefeitura da Serra