Escolas de Vila Velha comemoram o aniversário de 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nesta quinta-feira (13), o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad, popularmente conhecido como ECA) completa 33 anos como um importante marco de proteção e promoção da infância e da juventude no país. Para comemorar as conquistas ao longo dos anos e dar continuidade à mobilização na defesa dos direitos da criança e adolescente, escolas de Vila Velha farão uma série de ações.
A UMEF Nice de Paula terá, nesta sexta-feira (14), às 9h30, uma roda de conversa, com exibição de vídeos e dinâmicas. Na oportunidade, serão abordados aspectos sobre proteção integral desse público-alvo, principais legislações e apresentação dos canais de denúncia para quando identificarem violação dos direitos de uma criança ou adolescente.
A ação retorna também após o recesso escolar, entre os dias 25 e 28 de julho, nas seguintes escolas: UMEF Maria Eleonora de Azevedo, UMEF Graciano Neves, UMEF Antônio Debarcellos e UMEF Dijayro Gonçalves Lima. Segundo a assistente social Lorena Lins, iniciativas como estas são fundamentais para conscientizar as famílias e a sociedade sobre a responsabilidade coletiva para o pleno desenvolvimento desses indivíduos.
“O Estatuto tem o papel muito importante de reconhecer crianças e adolescentes como sujeitos de direito. E, nesse sentido, a escola é um espaço social imprescindível no debate, tanto para levar o despertar da cidadania como para estender esse debate junto à família e comunidade. A ideia é, ainda, direcionar e orientar professores e pedagogos, para que fortaleçam essa mobilização com atividades contínuas durante o ano”, salientou.
Serviço:
ECRIAD na Escola
14/04 – 9h30: UMEF Nice de Paula – Região 1
25/07 – 8h: UMEF Maria Eleonora de Azevedo – Região 4
26/07 – 13h30: UMEF Graciano Neves (6° ao 9° ano) – Região 3
27/07 – 13h30: UMEF Antônio Debarcellos (1° ao 5° ano) – Região 2
28/07 – 13h30: UMEF Dijayro Gonçalves Lima – Região 5
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha