Exposição na Ales mostra beleza das baleias jubarte

Exposição na Ales mostra beleza das baleias jubarte
Paines com fotos de baleias e golfinhos

Até o dia 30 de novembro, de 7 às 19 horas,  os capixabas estão convidados a apreciar a exposição Entre baleias e golfinhos, instalada no espaço cultural Elpídio Malaquias (pilotis da Assembleia Legislativa) – uma montagem do projeto Amigos da Jubarte.

Oito painéis exibem fotos exclusivas de Leonardo Merçon, Luan Amaral, Joarley Rodrigues, Karen Bof e Lorenzo Savergnini, projetando a exuberância desses mamíferos oceânicos no litoral capixaba.

Os registros fotográficos, realizados durante as dezenas de cruzeiros marítimos, científicos e turísticos, realizados desde 2014, flagram saltos, acrobacias e movimentos típicos das espécies.

Também não escaparam das lentes seres coadjuvantes nessa paisagem em alto mar, já que as imagens revelam ao público aves como o Albatroz de nariz amarelo, Atobá pardo, Mandrião do sul e Trinta-reis-de-bico-vermelho, além de bichos do universo marinho, com destaque para o Pinguim de Magalhães.

Migração 

A migração das baleias jubarte para as regiões tropicais acontece no período do inverno, época em que as águas oceânicas das regiões polares estão muito geladas e com escassez de alimentos.

No Brasil, as jubartes permanecem entre junho e novembro, período em que acontece o seu ciclo reprodutivo, quando buscam aconchego em águas calmas, mornas e seguras, uma condição indispensável para a sobrevivência dos filhotes.

O movimento das baleias segue do litoral paulista até o Rio Grande do Norte, mas a concentração maior se dá, para sorte dos capixabas e baianos, na faixa litorânea entre os dois estados.

Na Bahia a reprodução acontece na região do Banco de Abrolhos, uma plataforma continental rasa de águas tropicais.

Serviço 

Exposição fotográfica Entre Baleias e Golfinhos
Local:
 Espaço Elpídio Malaquias (pilotis da Ales)
Período: até o dia 30 de novembro
Horário: 7 às 19 horas

 

Reprodução : Ales