Gestor de Vila Velha adquire novas habilidades em capacitação nacional de turismo inteligente

Gestor de Vila Velha adquire novas habilidades em capacitação nacional de turismo inteligente

Desde segunda (19) até esta quarta-feira (21), o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, participa de uma série de treinamentos com a equipe do Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, juntamente com gestores municipais de outras nove cidades selecionadas para participar da Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente (DTI).

Essa primeira capacitação presencial faz parte dos procedimentos para Vila Velha receber os técnicos que vão fazer a interação e a consultoria para que o município passe a ser parte do programa nacional. “Desta forma, teremos um diagnóstico sobre o patamar em que estamos dentro dessa metodologia, com vistas a destacar quais são os indicadores, quais equipamentos temos e para onde devemos seguir para obtermos o selo de cidade em transformação tecnológica e sustentável”, explica Patrício.

Um Destino Turístico Inteligente (DTI) é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, sendo comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.

A Estratégia Nacional é dividida em dois ciclos: no primeiro, é feito um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a se transformar, de fato, em um Destino Turístico Inteligente. Já a segunda etapa consiste em realizar a execução das ações contidas no Plano, para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade, Promoção e Marketing, Segurança, Mobilidade e Transporte e Criatividade.

No último dia 7, o MTur divulgou o resultado final dos municípios que participam da DTI neste ano. Vila Velha ocupa a sexta posição dentre os 10 selecionados.

Certificação: Os 10 destinos selecionados, após completarem o seu Plano de Transformação, receberão o certificado de DTI em Transformação, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação.

Esta é segunda edição do Projeto, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de DTI em Transformação.

Os municípios participantes foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros quesitos.