GMVV forma a terceira turma de Anjos da Guarda

GMVV forma a terceira turma de Anjos da Guarda

Os alunos da UMEF Joffre Fraga, do Vale Encantado, que participaram do projeto Anjos da Guarda, se formaram nesta quinta-feira (25). A cerimônia de formatura aconteceu na própria escola e contou com a presença do secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos; da comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques; do vice comandante da GMVV, Thiago Nylander; da Inspetora Escolar, Lígia Vazzoler; do representante da Secretaria de Educação, Otoniel José Linhares; do diretor da unidade, Silvanei Alves de Souza e dos vereadores Fabio do Vale e Joel Rangel.

Essa é a terceira turma do projeto “Anjos da Guarda”. “Esse certificado não é apenas um pedaço de papel, ele representa muito mais. Os alunos começam o projeto de um jeito e terminam diferentes. É nítida a mudança comportamental deles, pois ficam com mais disciplina”, ressaltou Landa Marques.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, ressalta a importância do projeto: “Ele vem ao encontro de trazer prevenção e acolhimento às nossas crianças e aos nossos adolescentes. Estamos plantando uma sementinha hoje, para colhermos no futuro. Tenho certeza que daqui sairão futuros Guardas Municipais”.

O representante da Secretaria de Educação, Otoniel José Linhares, afirmou que o projeto faz a diferença dentro da sala de aula. “Hoje é um marco para os nossos alunos. É notório a diferença comportamental deles”.

“Essa é a terceira turma que estamos formando. Eles aprendem sobre direitos humanos e valores, que fazem parte da formação de cada um. Trazer esses valores para dentro da sala de aula é extremamente importante”, frisa a inspetora Lígia Vazzoler, da Inspetoria Escolar.

Os alunos ficaram empolgados com as aulas e muitos até pensam em seguir a carreira na segurança pública, como é o caso do Kaylan dos Santos, de 13 anos: “Gostei muito de participar do projeto, pude conhecer como funciona a Guarda Municipal. Jamais vou esquecer a aula de moral e cívica, pois aprendi muita coisa, como o significado dos símbolos”.

Anjos da Guarda

O projeto contempla aulas ministradas por instrutores da Guarda Municipal, onde os alunos aprendem sobre educação no trânsito, meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, bullying, entre outros temas. As aulas são lúdicas, as crianças e os adolescentes recebem uma cartilha com exercícios, que são realizados gradativamente conforme as aulas são ministradas.

Reprodução : Prefeitura de Cariacica