Governo do ES aprova a elaboração do projeto da nova sede da galeria Homero Massena

Governo do ES aprova a elaboração do projeto da nova sede da galeria Homero Massena

Foi assinada, nesta terça-feira (31), a Ordem de Serviço da licitação do projeto de reforma e restauro do antigo prédio do Arquivo Público, localizado na Cidade Alta, no Centro de Vitória. O prédio, que é patrimônio tombado do Espírito Santo, abrigará a sede da Galeria Homero Massena (GHM) após restauro.

A assinatura foi realizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e da Secretaria da Cultura (Secult), e pela empresa vencedora da tomada de preço, a Izabel Souki Engenharia e Projetos LTDA, que tem oito meses para apresentar a elaboração do todo o projeto arquitetônico e complementares. Após essa entrega, o trabalho entra em uma nova etapa com a licitação para a execução das obras. O custo máximo do projeto foi de R$ 107 mil e a vigência do contrato com a empresa ganhadora será de 360 dias.

O projeto deverá prever a reforma e o restauro, acessibilidade, projeto estrutural e adaptação da arquitetura do espaço para comportar café, espaço de arte-educação, reserva técnica e o espaço expositivo, além de projetar as necessidades hidráulicas e elétricas.

De acordo com secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha. “Nosso compromisso com a cultura e com nossos espaços culturais se reafirma em mais esse passo rumo à nova sede da nossa Galeria”, destaca.

De acordo com o coordenador da Galeria Homero Massena, Nicolas Soares. “Há tempos a classe artística almejava uma expansão do espaço físico da Galeria, que não só permitiria outros desafios nas montagens de exposições, mas também acolheria todas as outras ações em que a Galeria sempre atuou como no acervo, na pesquisa, no educativo. Este é o momento em que uma mudança grande está por se desenhar, para fortalecer ainda mais a importância da Galeria Homero Massena no circuito artístico da cidade de Vitória e do Estado, como sua repercussão para fora que se projeta cada vez mais. A nova sede é um prédio histórico, que agora abrigará também esta Galeria histórica”, enfatiza Nicolas.

 

Reprodução: Governo do ES