Grupo da Fames leva música ao Instituto Luiz Braille do Espírito Santo

Grupo da Fames leva música ao Instituto Luiz Braille do Espírito Santo

O Conjunto de Música Antiga da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) se apresenta nesta quarta-feira (06), a partir das 15 horas, no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, em Vitória. O concerto faz parte das comemorações dos 70 anos do Instituto e do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, ocorrido nesse domingo (03).

Apresentação sensorial

Além da execução do próprio repertório, o grupo também fará uma apresentação do trabalho de resgate das obras antigas, convidando o público para conhecer os instrumentos por meio do tato. Os convidados serão apresentados a instrumentos raros, como o cravo, o alaúde, as flautas e os instrumentos de percussão, utilizados em séculos passados.

O presidente do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, Manoel Peçanha, destacou que a presença do grupo é de grande importância para estimular o lado artístico das pessoas assistidas pela entidade. “Dar aos nossos associados a oportunidade de experimentar texturas, formatos e sonoridades de cada instrumento será um estímulo para a inclusão e acessibilidade dos deficientes visuais à música”, ressaltou.

O Conjunto de Música Antiga foi criado no princípios dos anos 1990, em torno da redescoberta dos períodos mais antigos da história da música, com uma especial atenção à reconstituição histórica e à busca de uma interpretação musical rigorosamente fiel ao estilo original da época em que as obras foram compostas.

Reprodução : Governo do Estado