Hortas pedagógicas conectam alunos com a natureza em Vila Velha
Um projeto interdisciplinar, com o objetivo de cultivar a conexão das crianças com a natureza e, ainda, melhorar a cultura alimentar e nutricional dos alunos. Nesta quarta-feira, dia 3, a UMEI Prof Francisca Amelia Pereira Doliveira, em Morada da Barra, realizou a reinauguração da sua horta pedagógica com a Festa do Plantio. A ocasião marcou o plantio de dezenas de mudas de hortaliças que, posteriormente, serão utilizadas no preparo da merenda escolar dos alunos.
De acordo com o responsável técnico e pedagógico das hortas escolares, professor José Carlos Fernandes Soares, a intencionalidade educativa da Festa do Plantio é produzir um ambiente de alegria, potencializando a relação com os ciclos da natureza, assim como a importância da agricultura originária, onde o plantio era valorizado e tratado como momento festivo, pois celebrava a renovação da vida.
“Os benefícios vão muito além dos aspectos sociais, mentais e físicos. A Festa do Plantio resgata a cultura dos povos originários e dos agricultores familiares de observar, compreender e respeitar o tempo da natureza, o ciclo da vida, das estações do ano. É um exercício para reconexão com esse ecossistema maior que é a Terra”, salientou.
Por meio de iniciativas conhecidas como “Jardim Sustentável” ou “Horta Escolar”, os alunos fazem o plantio de mudas de verduras e legumes em canteiros das unidades de ensino, participando ativamente de todos os processos, desde preparo e manejo do solo, adubação e cuidados diários, até a colheita. Depois da colheita, é hora de levar para a cozinha, etapa na qual são dadas orientações também sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, sem contaminação, e da manipulação adequada destes para evitar doenças.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Tainá Guimarães Ricardo, as ações são todas articuladas e integradas aos projetos pedagógicos da escola, para que alcancem amplamente os objetivos propostos da implantação deste espaço na unidade escolar. “No trabalho com a horta, todas as pessoas que compõem a comunidade escolar são necessárias e desempenham uma importante função: professores, corpo técnico pedagógico, gestores públicos, educandos, merendeiras, agricultores familiares e comunidade externa. O nosso desafio é promover a participação de todos”, frisou.
Conheça mais sobre o Projeto Horta na Escola
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Ambiental. No primeiro momento, a equipe técnica faz um estudo da viabilidade do espaço, seguido de montagem de croqui dos canteiros e aquisição de materiais pela escola. Posteriomente, é realizada uma reunião pedagógica para integrar a horta com o projeto pedagógico, envolvendo a comunidade escolar. A partir daí, ocorre toda a preparação para o plantio.
Para além do plantio de hortaliças comumente consumidas, são incorporadas aos canteiros Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) e plantas nativas da flora brasileira (em parceria com a Coordenação de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas – CEAFRI).
Atualmente, 36 escolas da rede municipal de ensino de Vila Velha possuem hortas pedagógicas. As unidades interessadas podem enviar um e-mail para [email protected], solicitando agendamento para visita técnica.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha