II Conferência da Igualdade Racial será realizada em Vila Velha

Vila Velha vai sediar, na próxima sexta(11) e sábado (12), a II Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, promovida pelas prefeituras de Vila Velha, Cariacica, Viana, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – COPIR e Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial – CNPIR.
O encontro vai ser realizado no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, no Centro, e tem como principal objetivo construir políticas públicas sólidas que dêem conta de refletir sobre a realidade brasileira, do ponto de vista da sociedade e da estrutura do Estado, considerando os mecanismo de reprodução do racismo, da discriminação e desigualdades étnico-raciais, culturais e sociais.

As vagas são limitadas e as inscrições estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (09), das 08hs às 18hs, no site: https://forms.gle/kFkgUyL271foZCQt8.

Seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, os participantes terão que realizar o teste na entrada do evento, à partir das 16h30, no dia 11 e das 7h às 9h, no dia 12, além do uso de máscaras e aferição da temperatura.

Confira a programação:

SEXTA-FEIRA – 11 DE FEVEREIRO 2022
18h – Inscrições e Credenciamento.
19h – Mesa de Abertura.
20h – Palestra de abertura:
“Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós”.
PALESTRANTE: Vanda de Souza Vieira – Coordenação do Movimento Negro Unificado – MNU/ES, Professora de Filosofia, Especialista em Ética, Filosofia, Avaliação, supervisão e orientação educacional, Cursista da Pós-graduação em Mediação de Conflitos Familiares.

SÁBADO – 12 DE FEVEREIRO 2022
8h – Acolhimento/café da manhã.
8h30 – Primeira Plenária:
Leitura, discussão e aprovação do regimento interno da Conferência.
9h30 – Mesa Redonda com os subtemas da conferência, visando a subsidiar os grupos com os temas.
PALESTRANTES:
EIXO I – Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e cultural.
Palestrante: Dr. Rosenberg Moraes Caitano – Vice presidente do Conselho Municipal de Cariacica e presidente do Conselho Estaduprefeitura de vilal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA.prefeitura de vil
EIXO II – Enfrentamento ao racismo religioso.
Palestrante: Sandro Cabral – Gerente da Promoção da Igualdade Racial da Cidade de Cariacica e Baba orixá.
EIXO III- Desenvolvimento da equidade étnico-racial e cultural, Povos e Comunidades Tradicionais, (grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição, exemplos: pescadores, marisqueiras, congo, capoeira, quilombola, pomeranos, indígenas e povo de matriz africana), para combater a discriminação racial, reduzir as desigualdades raciais, econômicas financeiras, políticas e culturais e ampliar o processo de participação social pela promoção da igualdade de oportunidades.
Palestrante: Yara Marina – representante do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana – FONSANPOTMA, Conselheira do CONSEA Estadual e Vice-presidente do COMPIR.
10h50 – Intervalo.
11h – Mesa Redonda com os subtemas da conferência, visando a subsidiar os grupos com os temas.
12h – Debate.
12h30 – Almoço.
13h30 – Início dos grupos de trabalho.
Definição das propostas e fechamento dos relatórios.
16h30 – Plenária final: apresentação e votação das propostas dos grupos de trabalho.
17h30 – Os participantes deverão reunir-se com os seus segmentos para escolher seus representantes que farão parte das delegações municipais. Aprovação das (dos) delegadas (os).
18h – Encerramento.

Reprodução PMVV