Ilhas Itatiaia e Pituã em Vila Velha recebem mutirão de limpeza no próximo sábado (1º)

Ilhas Itatiaia e Pituã em Vila Velha recebem mutirão de limpeza no próximo sábado (1º)

A Prefeitura de Vila Velha realiza no próximo sábado (1º), mutirão de limpeza das ilhas Itatiaia e Pituã, na Praia de Itapuã. A ação contará com a participação de servidores, voluntários da comunidade, atletas, autoridades do mar e parceiros, que irão recolher o lixo tanto da parte terrestre quanto da parte marinha do arquipélago que encanta a quem visita.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo explica que a ação objetiva não só realizar a limpeza local mas também sensibilizar a população quanto a importância de manter os ambientes naturais de Vila Velha limpos:

“As ilhas também são locais de reprodução de aves marinhas locais e migratórias ameaçadas de extinção e no período de defeso fica restrita a visitas, conforme previsto na Resolução Consema 11/2005. Daí a importância de ações de educação ambiental, para que os visitantes contribuam com a preservação do local”, conta.

No final do ano passado, a Prefeitura de Vila Velha instalou placas orientavas nas ilhas. A gerente de Recursos Naturais, Manuela Batista, conta que a sinalização contém informações sobre as atitudes corretas ao visitar as ilhas.

“Por ser uma área de grande biodiversidade é de suma importância o ordenamento do local e respeito as regras de uso do arquipélago, para que as visitações aconteçam e também contribuam para a proteção deste importante patrimônio ambiental do município”, ressaltou.

Regras

Os visitantes são bem-vindos para desembarcar e conhecer as ilhas, tomar banho de mar, relaxar e curtir a tranquilidade da natureza, ou ainda para praticar mergulho. Entretanto, devem respeitar as regras de uso local:

Não fazer Fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente; Não cortar, nem danificar por outras formas a vegetação; Não acampar; Não deixar lixos ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente; Não introduzir plantas ou animais; Não levar animais domésticos e Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da secretaria de Serviços Urbanos, o mutirão conta com ainda com parceria do restaurante Aloha, da distribuidora Pomar, além da participação do grupo Renova Itapuã e de coletivos esportistas de natação, canoagem, surf, stand up, mergulho e passeios de translado de pescadores locais.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha