Inauguração do Novo Aquaviário em Porto de Santana é prestigiada pela comunidade de Cariacica

Inauguração do Novo Aquaviário em Porto de Santana é prestigiada pela comunidade de Cariacica

Ele foi sucesso nas décadas de 80 e 90. Está de volta mais moderno e repaginado para cortar a Baía de Vitória e transportar a população capixaba. É o Novo Aquaviário! O meio de transporte é fundamental para fomentar o turismo, ligando pontos estratégicos, além de ser uma alternativa ao Sistema Transcol. O evento de inauguração aconteceu neste domingo (20), em Porto de Santana.

Além do evento, que contou com a presença de diversas autoridades, a viagem inaugural partiu da Estação Prefeito Aloízio Santos, em Porto de Santana, com chegada na Estação Prefeito Setembrino Pelissari, na Praça do Papa, em Vitória e finalizando na Estação Governador Albuíno Azeredo, na Prainha, em Vila Velha.

O pontapé inicial foi na estação de Porto de Santana, que leva o nome de Aloízio Santos, que foi prefeito de Cariacica na década de 90 e início de 2000. O prefeito Euclério Sampaio compareceu, assim como o governador Renato Casagrande e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, que é filho de Aloízio.

As outras filhas de Aloízio, Nívea e Nina Santos também estavam no evento de inauguração, que também contou com a presença do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno; o presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb), Marcos Bruno, secretários municipais, vereadores da cidade, lideranças comunitárias, líderes religiosos e a população, que prestigiou a festa.

Nostalgia

O aposentado José Oliveira Lopes trabalhou em uma das lanchas na primeira versão do aquaviário. Para ele, é uma felicidade enorme ter feito parte da história e testemunhar a volta do meio de transporte. “Era uma satisfação trabalhar naquela época. Não sei nem o que falar, pois vendo o aquaviário de volta a gente relembra os bons tempos que eram”, disse ele, que estava esperando o embarque em um dos barcos.

O prefeito Euclério Sampaio agradeceu a parceria com o governo do Estado e relembrou outras grandes obras que serão entregues na cidade. “O governo do Estado tem feito a diferença na cidade de Cariacica e no Espírito Santo. O aquaviário é muito importante para a mobilidade urbana e para a nossa população. Sem contar que estamos com grandes outros projetos e obras em Cariacica. O nosso povo merece tudo de melhor. Em breve vamos inaugurar a orla e o Mercado Municipal, todos próximos dessa região”, destacou.

Tecnologia

“É a retomada de uma atividade e de um modal que tivemos no passado e que tenho a honra de inaugurar. O aquaviário voltou mais moderno, com estruturas muito bem montadas e integrado ao Transcol. Voltou com tecnologia e modernidade. A gente fica feliz porque essa é a nossa tarefa. Estamos conduzindo o governo para melhorar a vida das pessoas. É importante eternizar o nome de Aloízio Santos e ele precisa ser reconhecido”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Homenagem

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, relembrou a trajetória do pai, Aloízio, e destacou que a volta do aquaviário era um dos desejos dele. “É uma alegria enorme pra mim. Meu pai tem uma importância muito grande na minha vida. Foi ele quem me deu a oportunidade de estar aqui. Me deu um caminho e eu segui. Estar aqui hoje vai eternizar o nome de uma pessoa que era de Cariacica e que respeitava seu povo. É estar vendo meu pai em um sonho que ele tinha”, enfatizou.

Como vai funcionar

O Novo Aquaviário conta com quatro estações: Prefeito Aloízio Santos, em Porto de Santana, Cariacica; uma na Rodoviária de Vitória, que ainda está em construção; Estação Prefeito Setembrino Pelissari, na Praça do Papa, em Vitória; e a Estação Governador Albuíno Azeredo, na Prainha, em Vila Velha.

Fazem parte do Novo Aquaviário dois barcos catamarãs (Moxuara, com 98 lugares e Penedo, com 80 lugares). Eles começarão a circular para o público a partir desta segunda (21).

Os barcos irão circular de segunda a sexta, das 6h às 20 horas; sábados, das 8h às 18 horas; e nos domingos e feriados, das 9h às 15 horas. Os barcos têm ar-condicionado, banheiros, wi-fi e espaço para colocar bicicletas. Em breve chegará um terceiro barco: o Fonte Grande.

O sistema vai custar a mesma tarifa cobrada nos ônibus e vai ser integrado ao Bilhete Único Metropolitano CartãoGV, já utilizado no Sistema Transcol. O pagamento também poderá ser feito por meio de QR Code. Pelo aplicativo ÔnibusGV será possível acompanhar o trajeto dos barcos pelo mar em tempo real.

Haverá terminais de autoatendimento nas estações para a compra do cartão de embarque.

A viagem no sentido Vila Velha-Vitória e vice-versa dura de sete a 10 minutos, enquanto o percurso Cariacica-Vitória e vice-versa pode durar até 40 minutos.

Reprodução : Prefeitura de Cariacica