Iniciativas educativas contra a dengue contam com participação ativa dos alunos da Serra
Na Serra, os pequenos aprendem ainda cedo a importância de combater os focos do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em sala de aula, eles aprendem como eliminar os criadouros do mosquito e a repassar este conhecimento para seus familiares e vizinhos.
A iniciativa é da equipe de Educação em Saúde do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde da Serra. Durante a visita às escolas, são realizadas palestras e dinâmicas esclarecendo sobre os hábitos e ciclo de vida do mosquito e as características das doenças transmitidas por ele (dengue, zika e chikungunya).
Os alunos também recebem dicas de como acabar com os criadouros em suas casas e quintas. Vale destacar que o cronograma está sujeito a alterações.
Confira o cronograma das visitas às escolas:
Terça-feira (2) – CMEI Geralda Carvalho Patrocínio, em Planalto Serrao A, a partir das 8h30. CMEI Maria Madalena, em Campinho da Serra I, a partir das 13h30.
Quarta-feira (3) e quinta-feira (4) – Emef Serrana, em Serra Sede, a partir das 8h30 e a partir das 13h30.
Sexta-feira (5) – CMEI Mônica, em Serra Sede, a partir das 8h30 e a partir das 13h30.
Dia 9 – Emef Maria Anselmo, em Alterosa,a partir das 8h30 e a partir das 13h30.
Dias 10 e 11 – Eme Carla Patricia de Oliveira Paula, em Balneário de Carapebus, a partir das 10 horas e a partir das 13h30.
Dia 12 – Emef Prof Eulália Falqueto Gusmann, em Vila Nova de Colares, a partir das 10 horas e a partir das 13h30 (evento a confirmar).
Dia 13 – CMEI Penélope, Jardim Limoeiro, a partir das 8 horas.
Ações de combate
Vale ressaltar que as ações de combate ao verto da Secretaria de Saúde da Serra acontecem em todo município ao longo da semana de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).
Prevenção e monitoramento
A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.
Reprodução : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui