Interação de gerações anima núcleo para pessoa idosa no bairro Jaburu, em Vitória

Interação de gerações anima núcleo para pessoa idosa no bairro Jaburu, em Vitória

O que esperar de um encontro que mistura crianças, adolescentes e pessoas idosas? A resposta vem do encontro intergeracional ocorrido nesta terça-feira (8), no Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) Jaburu, que recebeu no local crianças e adolescentes atendidas dos Centros de Convivência de Jaburu e Consolação. Foram horas de muitas expressões de amor, sorrisos, abraços e muita arte, dança e música.

Uma das mais empolgada com esse encontro de encerramento das atividades do eixo temático “Direito de Ser” era Maritê da Conceição, de 69 anos, e também a Luzinete Rosa, 57. Maritê contou que, embora aposentada continua em atividade trabalhando como voluntária em obras sociais, mas não perde um dia de atividade no Nispi.

Na tarde desta terça-feira, ela estava ainda mais feliz com a participação ativa da bisneta Valentina, de 3 anos. A expressão de orgulho estava esboçada no olhar atento para a criança, que saiu do seu colo para entrar na dança do carimbó conduzida pelas amigas do Nispi.

Tenho quatro netos, uma bisneta e três filhos. Esta é a primeira vez que ela (Valentina) vem. Parece encantada com as saias rodadas. Só de olhar ela aprendeu. Esses encontros são muito bons, porque aproximam as famílias, fortalecem as amizades e nos deixa muito feliz”, comentou sorridente.

Para Luzinete Rosa, estar naquele lugar, vivendo aquele momento era tudo de bom. “A equipe é boa; as conversas são ótimas; as oficinas de corpo e movimento, dança e memória são muito boas. Mas o mais importante naquele local é o acolhimento que recebi”, disse emocionada.

Com vitiligo, Luzinete fala prontamente que tem dificuldade até em conseguir um emprego por conta da perda da coloração da pele de em uma expressiva parte do corpo, mas no Nispi o acolhimento foi imediato.  “Todos me acolheram bem desde o primeiro dia que cheguei aqui. Vai fazer um ano que participo de atividades. Aqui, fui acolhida. Todos me abraçam. Todos são assim. Fiz amizade com todo mundo do grupo e da equipe”, comentou.

Delícia
Delcia Regina Azevedo (ampliar)
Luisiana
Luzinete Rosa (ampliar)

Felicidade

As amigas e integrantes do grupo de Carimbó Delcia Regina Azevedo, 74, e Liodina Santos Borges, 73, disseram que o encontro de gerações é fascinante. “Tô alegre feito criança. Gosto de dançar, de brincar com as crianças. Quero viver muito e junto com essas crianças e adolescentes me sinto feliz”, disse Liodina.

Para a coordenadora do Centro de Convivência Jaburu, Ana Carla Martins, o encontro intergeracional possibilita o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a troca de conhecimentos entre as faixas etárias. “Os resultados tem sido muito positivos”, disse ela.

A gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cristina Silva, comentou que os encontros são planejados dentro das temáticas estabelecidas pelas equipes. “Este encontro abordou o Direito de Ser e, principalmente, ênfase na importância da proteção social e dos direitos desses públicos”, complementou Cristina.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a proposta dos Nispis e dos Centros de Convivência é de estreitar laços, mostrando como o afeto e a amizade são importantes para qualidade de vida e para uma convivência harmoniosa na comunidade. ” A proposta está alinhada com o propósito da Proteção Social Básica que atua para que os vínculos familiares e comunitários sejam fortalecidos. É direito ter qualidade de vida, viver em ambientes seguros em qualquer faixa de idade. Estes encontros são desafios intergeracionais e possibilidades intergeracionais”, disse Cintya.

Ação direito de ser no Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa - NISPI
Ação direito de ser no Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (NISPI). (ampliar)
Reprodução : Prefeitura de Vitória