Em agenda no Espírito Santo nesta segunda-feira, 11, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou que há recurso disponível para as obras do Contorno do Mestre Álvaro até o final do ano e a expectativa é finalizar o empreendimento ainda em 2022.
“A gente deve fechar a obra próximo de R$ 500 milhões. Temos recurso garantido até o final do ano, orçamento que foi colocado, inclusive, pela nossa presidente do Orçamento no ano passado, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES). O esforço neste momento é conseguir uma suplementação no segundo semestre para fechar a obra já em 2022”, projetou o ministro.
Ao lado de Rose e dos deputados federais Evair de Melo e Josias Da Vitória, Sampaio percorreu em um comboio as obras do Contorno para análise técnica, com paradas estratégicas em alguns trechos.
O Contorno do Mestre Álvaro terá quase 20 km de extensão e vai desafogar o trânsito na BR-101, diminuindo a distância entre Serra e Cariacica em 15 km e tirando o trânsito pesado da região.
“As obras são um marco no desenvolvimento do Estado, uma luta de muitos anos. Minha palavra agora é obrigada”, disse a senadora Rose durante a visita.
“Excelente. Esta é uma obra fruto da parceria dos Poderes Legislativo e Executivo. A bancada capixaba, muito atuante, não se refutou em nenhum ano ao botar recurso pesado para que essa obra saia”, complementou o ministro.
TCU – Foi em 2018 quando o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o início das obras do Contorno do Mestre Álvaro. À época havia uma medida cautelar que impedia o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de permitir o consórcio vencedor da licitação a começar os trabalhos.
Naquele ano, todavia, o plenário do TCU revogou a medida, seguindo o voto favorável do relator do caso, ministro Augusto Sherman. Em seu parecer, Sherman citou as reuniões que teve com a senadora Rose de Freitas como fundamentais para entender a importância da obra.
BR-447 – Além do Contorno do Mestre Álvaro, Marcelo Sampaio visitou as obras da BR-447. Trata-se do acesso ao porto de Capuaba, estrada que começa em um viaduto na BR-262, em Cariacica, e que, ao ficar pronta, vai desviar o trânsito pesado que hoje passa por Paul, São Torquato e pela Avenida Lindenberg, em Vila Velha.
“A 447 vai trazer eficiência, competitividade, no acesso ao Porto de Capuaba, e vai trazer, sobretudo, segurança para quem transita na região. A obra está ‘a todo vapor’”, registrou o ministro.
Rose completou: “O povo capixaba precisa saber que os impostos que eles pagam vão a Brasília e voltam para cá, com o apoio desta Bancada Capixaba e do Governo Federal”.
Já o deputado Evair de Melo ressaltou que a BR-447 vai “restabelecer a área comercial da Avenida Lindenberg, que hoje é congestionada por caminhões, além de levar mais eficiência a Paul, São Torquato e Campo Grande, gerando mais emprego e renda”.
Coordenador da Bancada Federal, Da Vitória finalizou: “O nome disso é desenvolvimento. O ministro está hoje aqui confirmando a aplicação dos recursos, uma verdadeira sociedade entre Governo Federal e a Bancada Capixaba”, pontuou.