​Jovem se recoloca no mercado de trabalho após procurar Sine de Vila Velha

​Jovem se recoloca no mercado de trabalho após procurar Sine de Vila Velha

Quem a vê sorrindo assim, não consegue imaginar o que ela sofreu há poucos anos. Lorrayne Nubia Barbosa Vicente, de 26 anos, perdeu a visão após uma agressão em 2020. A jovem foi espancada por um homem que dizia ser amigo dela. O autor utilizou um pedaço de pau para agredi-la, o que resultou na retirada do globo ocular esquerdo.

Após esse triste episódio, Lorrayne viu o seu mundo virar de cabeça para baixo: “Na época já estava tendo dificuldade de conseguir um trabalho e após a agressão pensei que nunca mais iria conseguir voltar a ter a carteira assinada novamente”.

Lorrayne então procurou o Sine de Vila Velha e, no mesmo dia, conseguiu uma entrevista. “Fiz a entrevista e dois dias depois estava contratada. A vaga era de auxiliar de cozinha. Trabalhei, mas aconteceu uma situação e eu pedi para sair. Voltei ao Sine e me candidatei para a vaga de auxiliar de limpeza. Consegui e estou muito feliz no meu trabalho”, afirma.

E quando se refere ao Sine, Lorrayne não economiza elogios: “Fui tratada com carinho e muita atenção no SINE de Vila Velha. Achei que fosse sofrem algum preconceito, mas não. A equipe me acolheu superbem e entenderam o meu lado”, explica.

Lorrayne faz parte dos 8% da população do ES que possui algum tipo de deficiência. Segundo os dados do IBGE, 328 mil pessoas com deficiência moram no estado. Desses, apenas 31% trabalham com carteira assinada.

Segundo a coordenadora do Sine de Vila Velha, Rogéria Gomes Ramos, a equipe se empenha para captar novas vagas no mercado de trabalho do município e, assim, ampliar a oportunidade para aqueles que estão querendo uma recolocação no mercado de trabalho: “Muitas vezes, a pessoa que possui algum tipo de deficiência acredita que não vai conseguir se recolocar no mercado de trabalho, mas o Sine trabalha firme para conseguir vagas para todos, para que todo mundo possa ter oportunidade de um trabalho com carteira assinada. Aqui, diariamente são ofertadas vagas de ampla concorrência e também vagas PCD, que são para pessoas com deficiência”, ressalta Rogéria Gomes Ramos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, o trabalho traz dignidade à pessoa: “Queremos dar dignidade às pessoas. Na gestão do Arnaldinho Borgo, o Sine tem a preocupação de trazer humanização e modernização, as duas coisas podem caminhar juntas. Estamos modernizando para dar mais acesso aos usuários e assim captar mais vagas, ao mesmo tempo mais oportunidade a todos os moradores de Vila Velha”, expressa.

Serviço:

O Sine de Vila Velha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no subsolo do Boulevard Shopping, acesso A, na Rodovia do Sol, em Itaparica.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha