Lei Rubem Braga lança livro que retrata o passado do Espírito Santo por meio de mapas
A Secretaria de Cultura (Semc), por meio da Lei municipal Rubem Braga, promove o lançamento do livro “História do Espírito Santo Colonial em 50 mapas”, de autoria de Fabio Paiva Reis. O evento será na próxima sexta-feira (17), às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
A obra de Fabio, que é historiador, com licenciatura pela Ufes, mestre em História Social pela PUC–SP e doutor em História pela universidade Minho, em Portugal, apresenta os 50 mapas mais antigos do Espírito Santo com reproduções coloridas em alta qualidade, acompanhados de uma análise profunda dessas obras e sua importância para a história do estado.
“O livro é uma atualização da minha tese de doutorado, revisada e ampliada para se tornar uma obra para o público geral. Há muito interesse em saber mais sobre o período colonial do Espírito Santo. Infelizmente, esse provavelmente também é o período da nossa história menos estudado pelos pesquisadores. Assim, quando comecei a encontrar os mapas que se tornaram a base para a minha pesquisa, tive a certeza de que esse era um trabalho necessário”, afirma o autor.
“Esses mapas são verdadeiras obras de arte. Pinturas feitas por cartógrafos especializados em transformar os relatos escritos dos viajantes e funcionários das coroas europeias em uma visão clara e bela de um Espírito Santo que ainda estava em construção. Como os reis e rainhas europeus, além de suas cortes, não vinham para a América, os mapas eram a maneira que eles tinham de visualizar as suas colônias à distância. Por isso, folhear este livro é ter a mesma visão do Espírito Santo colonial que os europeus tinham naquela época. É ver como eles nos viam tantos séculos atrás. Enfim, é uma verdadeira viagem no tempo”, complementa o historiador.
Serviço
Lançamento do livro “História do Espírito Santo Colonial em 50 mapas”, de autoria de Fabio Paiva Reis.
Quando: sexta-feira (17) às 18h30.
Onde: auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus de Goiabeiras em Vitória.
Entrada franca.
Classificação Indicativa Livre.
Reprodução: Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui