Liderança de Vila Velha na criação de empregos se consolida nos números de janeiro

Liderança de Vila Velha na criação de empregos se consolida nos números de janeiro

Depois de se destacar entre os 78 municípios capixabas, por dois anos seguidos, como a cidade que mais gerou novos empregos no mercado formal do Espírito Santo, Vila Velha segue no topo do ranking, como líder em criação de novas vagas de trabalho no estado, também em 2024.

De acordo com registros do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, que acompanha as contratações e demissões realizadas pelas empresas brasileiras, com carteira assinada – Vila Velha criou, em janeiro de 2024, o total de 1.001 novas vagas de empregos formais, na cidade.

Este número supera, com grande margem de diferença, o desempenho obtido por Vitória (com 618 vagas) e pela Serra (com 583), no mesmo período. Os dados do CAGED revelam ainda que, sozinha, Vila Velha respondeu por um total de 28% dos 3.600 novos postos de trabalho criados em todos os municípios do Espírito Santo, no primeiro mês deste ano.

O saldo de 1.001 empregos registrados no mercado formal de Vila Velha, em janeiro de 2024, comprova que houve mais contratações do que demissões neste período: foram 6.621 admissões e 5.620 desligamentos.

Para o prefeito Arnaldinho Borgo os dados reforçam o novo ambiente de negócios de Vila Velha, que cada vez mais tem atraído investimentos, empresas, motivação econômica para expansão industrial, comercial e de empreendimentos individuais.

“Este é um indicador seguro da pujança que vem alavancando o ciclo de desenvolvimento econômico inaugurado por nossa gestão, em 2021, e que tem mantido o mercado de trabalho em Vila Velha em constante ritmo de expansão. Nosso estoque atual de empregos com carteira assinada é o maior do Espírito Santo e estamos trabalhando para elevar este patamar cada vez mais. Esse também é um indicativo seguro de que novos empreendimentos podem vir para nossa cidade. Mão de obra qualificada temos, assim como política pública de incentivo e desburocratização”, garantiu o prefeito.

Recorde no estoque de empregos

O surpreendente resultado conquistado por Vila Velha resultou em um recorde de empregos na cidade, onde o estoque chegou a 112.932 trabalhadores empregados em janeiro de 2024: o maior da história de Vila Velha, desde que o Novo Caged foi implantado, em substituição ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) das empresas.

No início da atual gestão (em janeiro de 2021), o estoque de empregos em Vila Velha era de 96.151. Já em janeiro de 2022, este número subiu para 102.197, e um ano depois, em janeiro de 2023, chegou a 107.203. Já em janeiro de 2024, o mercado de trabalho canela-verde deu um novo salto e registrou um estoque de 112.932 empregos, o que representa um aumento de 5.729 novos postos de trabalho em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dados por setor

Majoritariamente, as novas vagas criadas em Vila Velha foram provenientes do setor de serviços, que gerou mais 1.038 empregos na cidade e hoje emprega um total de 61.612 trabalhadores com carteira assinada, com destaque para a área de saúde, cujo crescimento foi liderado pelas atividades hospitalares.

Outros setores produtivos também se destacaram na geração de empregos em Vila Velha. O comércio reponde atualmente por 31.136 postos de trabalho na cidade. Em seguida, vem a indústria, com mais 12.636 empregos, e depois, a construção civil, que emprega 7.416 trabalhadores em Vila Velha.

Já as atividades agropecuárias – realizadas, em sua maioria, por pequenos produtores da agricultura familiar –, geram outros 132 empregos formais no município.

Município concentra 17% das empresas abertas no ES

Em 2023, o município de Vila Velha consolidou sua posição como um destacado polo de empreendedorismo no Espírito Santo, respondendo sozinho por 17% de todas as novas empresas estabelecidas no Estado, considerando os 78 municípios capixabas.

O prefeito Arnaldinho Borgo, que vem cada vez mais destacando a importância dos indicadores para fortalecimento de gestão econômica da cidade, apontou o conjunto de intervenções ou simplificações administrativas promovidas pela prefeitura, como fatores responsáveis por esse novo cenário.

“Tínhamos três pilares para o desenvolvimento econômico da cidade: evitar que empresas saíssem de Vila Velha; repatriar as empresas que foram expulsas da cidade por atraso administrativo e falta de propostas desenvolvimentistas; e buscar atrair novas empresas para Vila Velha. Fomos além disso, construímos novo ambiente de negócios, recebemos premiação a nível estadual, desburocratizamos a máquina pública, deixamos as empresas se instalar e passamos a trabalhar juntos para promover incentivos, melhorias legislativas junto com a Câmara, para tornar Vila Velha atrativa e referência”, comentou o prefeito Arnaldinho.

Atualmente, o tempo médio total para a abertura de empresa em Vila Velha –   desde a consulta de viabilidade até a obtenção do CNPJ para iniciar as operações – é inferior a 9 horas. Isso posiciona o município como líder na Região Sudeste, de acordo com o ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti destacou que a força do conjunto de iniciativas tomadas pela gestão proporcionou não só o desenvolvimento, mas a segurança jurídica e administrativas para geração de empregos. Isso impacta diretamente a população da cidade com emprego e renda.

“O crescimento do número de empresas em Vila Velha, em 2023, foi impulsionado pela melhoria do ambiente de negócios da cidade, confiança na gestão, redução da burocracia e simplificação dos procedimentos administrativos para a abertura de novos empreendimentos. Esse desenvolvimento não apenas fortalece o ramo empresarial, como também contribui para a geração de empregos, aumento da renda e incremento na arrecadação de tributos municipais, além de mais investimentos e serviços para a população”, avaliou o secretário.

Comércio ainda reúne maior número de novas empresas

O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios liderou o empreendedorismo em Vila Velha, conquistando o 1º lugar no Estado com a abertura de 7.569 novas empresas. A promoção de vendas seguiu de perto, contribuindo com a abertura de 6.891 empreendimentos, enquanto o comércio varejista de bebidas registrou o estabelecimento de mais 5.066 novas empresas.

Em Vila Velha, o cenário econômico tem sido caracterizado por uma grande diversidade e o setor de serviços ainda conta com maior participação no mercado local, com 41.750 estabelecimentos em funcionamento. Em seguida, vêm os setores de comércio, com 13.919 estabelecimentos; da indústria, com 4.152 estabelecimentos; e de construção, com 3.445 estabelecimentos em pleno funcionamento na cidade.

Atividades econômicas de baixo risco

A secretária Municipal de Finanças, Adinalva Prates, elencou duas razões cruciais para o crescimento no número de novos empreendimentos e de empresas em funcionamento em Vila Velha e no Espírito Santo:

“Além da agilidade na abertura de empresas, os municípios capixabas também receberam uma importante ajuda do Governo do Estado, que simplificou e integrou seu sistema, por meio do Decreto nº 5183-R, liberando atividades econômicas de baixo potencial de risco e proporcionando maior rapidez e eficiência aos processos de abertura de novas empresas em todo o Estado”, afirma Adinalva.

A secretária ressalta, ainda, que mais de 8 mil empreendimentos foram beneficiados por esse decreto, que dispensou a necessidade de autorização legal para 620 das 1.332 atividades listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

“Em Vila Velha, fizemos o mesmo, por meio de Lei Municipal que liberou mais de 750 atividades econômicas da obrigação de obter licenciamento ambiental para conseguir alvará de funcionamento”, registrou.

Maior número de MEIs do Estado

Vila Velha também está no topo da lista dos municípios capixabas com maior número de registros de “Microempreendedor Individual” (MEI). Ao todo, a cidade possui, sozinha, 53.504 MEIs ativos, enquanto o Estado possui 341 mil.

A quantidade de empreendedores legalizados, devidamente constituídos e em funcionamento na cidade, estimula fortemente os negócios formais em Vila Velha. Com o CNPJ regular, o microempreendedor individual passa a contar com vários benefícios. Por ser a cidade que mais incentiva o empreendedorismo no Estado, Vila Velha foi premiada pelo Sebrae ES com o título de “Cidade Empreendedora”, em 2023.

Ainda em 2023, os avanços, conquistas e credenciais comprovaram que o município realmente tornou-se um destino definitivo e seguro para novos investimentos e empreendimentos.  A atual gestão transformou a cultura empreendedora de Vila Velha.

Prova disso é que, em 2021, o município obteve uma nota modesta de 4,8 pontos no índice do Sebrae de “Cidades Empreendedoras” no Estado. Em 2022, houve um avanço importante e Vila Velha passou para 8,2 pontos. E em 2023 – após a aprovação de leis importantes e com a desburocratização dos procedimentos administrativos –, a cidade chegou à nota de 9,6. Ou seja, registrou um crescimento de 100% nesta pontuação.

Pequenos negócios em destaque

Vila Velha abriga um ecossistema próspero de empresas em funcionamento. Atualmente, a cidade abriga 55.348 empreendimentos  de pequeno e médio portes. Juntas, essas empresas geram 82.697 empregos no mercado local, o equivalente a 62% de todos os postos de trabalho existentes no município. Este percentual supera até mesmo as médias do Estado (58%) e também do Brasil (52%).

Esta transformação resulta da excelente performance de Vila Velha na área do empreendedorismo. Não foi por acaso que a cidade conquistou o título de “melhor município capixaba para se empreender e o 29º do Brasil, de acordo com o “Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.