Livro com textos de alunos e professores é destaque em Feira Literária

Livro com textos de alunos e professores é destaque em Feira Literária

Essa quarta-feira (27) marcou a abertura da 1ª Feira Literária de Vila Velha e o lançamento da 7ª edição do livro Entre Versos e Rimas, com mais de 248 produções de alunos e servidores da rede municipal.

Este ano, o concurso literário recebeu mais de 2.600 inscrições. O tema escolhido foi Bairros de Vila Velha e as produções selecionadas se conectam com a história, a valorização e preservação desses locais.

Na noite do primeiro dia do evento, foi realizado o primeiro lançamento com alunos, servidores e familiares de Unidades Municipais de Ensino das regiões 1 e 2. Já para as escolas das regiões 3, 4 e 5, será nesta quinta (27). A expectativa é que, em cada dia, mais de 500 pessoas da comunidade escolar participem do evento.

“Levar o lançamento do livro Entre Versos e Rimas é proporcionar aos alunos e educadores mais um momento de destaque e de prestígio na vida deles. Eles terão a oportunidade de expressar e mostrar suas produções artísticas para a população e também para grandes nomes da literatura. Essa é mais uma porta que se abre para o universo do livro, da escrita e da produção artística”, disse o secretário de Educação, Rodrigo Simões.

Para a aluna da UMEF Zidmea Camargo Damasceno, Rita de Cássia, participar desta edição “foi uma sensação muito grande quando descobri que tinha sido selecionada para participar. Fiquei até desacreditada porque nunca achei que iria participar de um livro”.

A feira

A Feira Literária de Vila Velha (FELIVV) acontece até o dia 29, no Parque da Prainha. “Uma cidade com tanta história para contar tinha mesmo que fazer uma feira à altura, num verdadeiro resgate da nossa identidade. Um evento com muita música, poesia, debates, saraus, palestras e, claro, muitos livros. Em Vila Velha tem cultura, conhecimento e diversão para todo mundo”, disse o prefeito Arnaldinho Borgo.

“Buscamos dar visibilidade para expressões artísticas produzidas no Espírito Santo, para um público diversificado: crianças, jovens e adultos. A nossa expectativa é a de receber 8 mil visitantes, pois a entrada é gratuita”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.

De acordo com o subsecretário de Cultura, Manoel Goes, “o festival vai contar com apresentação e mesa de debate com a presença de autores de literatura brasileira contemporânea reconhecidos e premiados, entre eles Bernadette Lyra, Caê Guimarães, Elisa Lucinda, Manoel Herzog e Jeovanna Vieira”.

Confira a programação dos próximos dias da 1ª FELIVV:

Quinta (27):

Stands
8 às 10h, 13h30 às 15h; 18 às 19h – Circuito literário

Espaço maker
8 às 10h; 13h30 às 15h – Oficina literária

Mini palco
8 às 10h; 13h30 às 15h – contação de histórias

Palco central
8 às 10h – atrações artísticas das escolas municipais
13h30 às 16h – atrações artísticas das escolas municipais
17h – Mesa redonda: Literatura na escola na contemporaneidade. Debatedores: Álamo Chaves, Neusa Jordem e Orlando Lopes. Mediador: Francisco Aurélio.
18h – Show com o Bloco Simpatia
19h – Lançamento do livro Entre Versos e Rimas, com Elaine Vieira

Sexta (28):

Stands
8 às 10h, 13h30 às 15h; 18 às 19h – Circuito literário

Espaço maker
8 às 10h, 13h30 às 15h; 18 às 19h – Oficina literária

Mini palco
8 às 10h; 13h30 às 15h – Sarau literário

Palco central
9h – atrações artísticas das escolas municipais
9h30 às 10h30 – Contação de histórias, com Lilian Menengucci
14h – Contação de histórias, com Ester Assis
15 às 16h – Teatro: A Bolsa Amarela, da Companhia de Teatro da Fiume Escola de Atores
17h – Mesa redonda: Literatura Brasileira Contemporânea. Debatedores: Manoel Herzog, Jeovanna Vieira e Caê Guimaraes. Mediação: Carlos Fonseca.
18h – Sarau literário da Academia de Letras de Vila Velha
19h – Batalha de Slam e apresentação de PTK

Sábado (29):

Stands
10 às 12h, 13h às 16h; 18 às 19h – Circuito literário

Espaço maker
10 às 12h, 13h às 16h; 18 às 19h – Oficina literária

Mini palco
10 às 11h; 13h às 15h – Contação de histórias
18h – Sarau literário

Palco central
10 às 12h – Mesa redonda: O Processo Criativo do Livro. Debatedores: Lilian Menenguci, Andréa Espíndula e Bernadette Lyra. Mediador: Anaximandro Amorim.
13h – Palestra: Te(R)cendo Práticas de Leitura Inclusiva e Acessível, com Angelita Garcia (Articuladora na Rede de Leitura Inclusiva do ES e representante da Fundação Dorina Nowill para Cegos).
15h – Teatro Inclusivo: Dorinha e Turminha, da Companhia de Teatro da Fiume Escola de Atores.
16h – Banda de Congo Beatos de São Benedito.
17h – Sarau e lançamento de livros do Coletivo Diversidade.
18h – Cerimônia de encerramento – Palestra: Palavra é Poder!, com Elisa Lucinda
19h – Apresentação do Coral Arcelor Mittal.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha