Mais de 800 alunas praticam ginástica rítmica nas escolas de Viana

Mais de 800 alunas praticam ginástica rítmica nas escolas de Viana

Alunas de 12 unidades de ensino fundamental de Viana estão praticando ginástica rítmica no contraturno escolar. O projeto da Secretaria Municipal de Educação de Viana, realizado pela Gerência de Projetos e Políticas Educacionais, atende 823 estudantes dos anos iniciais e finais, nos turnos matutino e vespertino, com aulas no contraturno.

“A prática contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo e a promoção das competências socioemocionais e da solidariedade, gera melhoria na qualidade de vida, promove o exercício da cidadania, com base no respeito mútuo, além de ser uma ferramenta de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem”, destacou a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário.

A modalidade é oferecida, atualmente, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (emefs): João Paulo Sobrinho, em Areinha; Dorival Brandão, em Bom Pastor; Dr. Tancredo de Almeida Neves, em Nova Bethânia; Soteco, no bairro de mesmo nome; escola cívico-militar Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde; Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede; Euzélia Lyrio, em Areinha; Alvimar Silva, em Ipanema; Gislene Silva Queiroz, em Caxias do Sul; Marcílio de Noronha, no bairro de mesmo nome; Washington Martins Filho, em Marcílio de Noronha II; e Dr. Arcílio Tononi, em Primavera.

As professoras Gabriela Serrano Gouvea, Aline Vitorino Costa Lopes, Lorainy Andrade Barbosa e Ananda da Silva são as responsáveis pelas atividades nas escolas. A professora Ananda ressaltou que a atividade é uma oportunidade de contato inicial com a modalidade. “Ajuda a despertar nas meninas a consciência corporal e é uma atividade física que contribui para o desenvolvimento, além de ser um incentivo para aquelas que desejam treinar o esporte”.

Luzian pontuou que o projeto permite identificar novos talentos da modalidade. “As alunas são inseridas em eventos esportivos – campeonatos, festivais, copas e torneios – municipais e estaduais, oportunizando inúmeras vivências. Vale ressaltar que as alunas público-alvo da Educação Especial que participam da modalidade esportiva são exemplos de grandes talentos com potencialidades, habilidades físicas e rítmicas e expressão”.

No segundo semestre a Secretaria de Educação vai realizar o VII Festival de Ginástica Rítmica, quando as alunas fazem apresentações para a comunidade escolar.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana