Mais de 800 alunas praticam ginástica rítmica nas escolas de Viana
Alunas de 12 unidades de ensino fundamental de Viana estão praticando ginástica rítmica no contraturno escolar. O projeto da Secretaria Municipal de Educação de Viana, realizado pela Gerência de Projetos e Políticas Educacionais, atende 823 estudantes dos anos iniciais e finais, nos turnos matutino e vespertino, com aulas no contraturno.
“A prática contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo e a promoção das competências socioemocionais e da solidariedade, gera melhoria na qualidade de vida, promove o exercício da cidadania, com base no respeito mútuo, além de ser uma ferramenta de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem”, destacou a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisário.
A modalidade é oferecida, atualmente, nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (emefs): João Paulo Sobrinho, em Areinha; Dorival Brandão, em Bom Pastor; Dr. Tancredo de Almeida Neves, em Nova Bethânia; Soteco, no bairro de mesmo nome; escola cívico-militar Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde; Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede; Euzélia Lyrio, em Areinha; Alvimar Silva, em Ipanema; Gislene Silva Queiroz, em Caxias do Sul; Marcílio de Noronha, no bairro de mesmo nome; Washington Martins Filho, em Marcílio de Noronha II; e Dr. Arcílio Tononi, em Primavera.
As professoras Gabriela Serrano Gouvea, Aline Vitorino Costa Lopes, Lorainy Andrade Barbosa e Ananda da Silva são as responsáveis pelas atividades nas escolas. A professora Ananda ressaltou que a atividade é uma oportunidade de contato inicial com a modalidade. “Ajuda a despertar nas meninas a consciência corporal e é uma atividade física que contribui para o desenvolvimento, além de ser um incentivo para aquelas que desejam treinar o esporte”.
Luzian pontuou que o projeto permite identificar novos talentos da modalidade. “As alunas são inseridas em eventos esportivos – campeonatos, festivais, copas e torneios – municipais e estaduais, oportunizando inúmeras vivências. Vale ressaltar que as alunas público-alvo da Educação Especial que participam da modalidade esportiva são exemplos de grandes talentos com potencialidades, habilidades físicas e rítmicas e expressão”.
No segundo semestre a Secretaria de Educação vai realizar o VII Festival de Ginástica Rítmica, quando as alunas fazem apresentações para a comunidade escolar.
Reprodução : Prefeitura de Viana