Manifestação bolsonarista reuniu público de 100 mil pessoas, segundo a Sesp
Um público estimado em 100 mil pessoas compareceu ao protesto na Praça do Papa, em Vitória, a favor do presidente Bolsonaro na tarde desta terça-feira (06), durante o feriado da Independência do Brasil. O quantitativo foi divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) no início da noite, após o fim do ato na capital que durou cerca de seis horas.
Os manifestantes se concentraram num posto de gasolina por volta do meio-dia e atravessaram a Terceira Ponte, saindo de Vila Velha. Eles defenderam pautas antidemocráticas como fechamento do Congresso Nacional e destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), intervenção militar e também o retorno do voto impresso, já rejeitado pela Câmara dos Deputados.
Segundo o relatório da Sesp, os policiais registraram o uso de seis trios elétricos. Não foi possível precisar o número de veículos que deram apoio ao ato. Não houve registro de tumultos ou ocorrências graves.
A maioria de quem foi ao protesto não usava máscara e nem respeitava regra de distanciamento relacionado
A Terceira Ponte ficou interditada do meio-dia até às 18h, quando foi parcialmente liberada para veículos no sentido Vila Velha. O sentido Vitória foi liberado às 18h56, segundo a Rodosol, concessionária que administra a ponte.
Protestos em outras cidades capixabas
A Sesp registrou manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro em 24 cidades do Espírito Santo. De forma geral, elas foram pacíficas e não houve registro de tumultos ou confrontos com grupos de oposição.
Em Guarapari, a manifestação se concentrou na praça do Radium Hotel, no centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, o ato contou com 300 pessoas que também participaram de uma carreata, finalizada no final da manhã.
Em Cachoeiro de Itapemirim, foram 1200 pessoas e 500 veículos num ato que se deslocou do bairro Aeroporto até o centro. A manifestação acabou às 14h.
Alegre teve uma carreata pró-Bolsonaro com 400 carros, 50 motos e aproximadamente 1.000 pessoas.
Em São Mateus, a manifestação se concentrou no Mercado Municipal durante o período da manhã. De acordo com a força policial, foram 300 pessoas participando de uma carreata com 80 carros e motos.
Em Aracruz, no período da manhã, manifestantes utilizaram 30 tratores para bloquear o km 173 da BR 101, no distrito de Jacupemba, na divisa da cidade com Linhares.
Também foram registrados protestos pró-Bolsonaro em Mimoso do Sul, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Anchieta, Pinheiros, Águia Branca, Boa Esperança, Venda Nova do Imigrante, São Domingos do Norte, Anchieta, Conceição do Castelo, Iúna e São Gabriel da Palha.
Reprodução: Folha Vitoria