Modernização nos Caps de Vila Velha: Implantação do prontuário eletrônico visa melhorar atendimento
Até o final de março, os três Centros de Atenção Psicossocial de Vila Velha (Caps) vão contar com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), iniciativa que vai garantir, entre outros benefícios, agilidade nos atendimentos aos usuários. O Caps II, em Novo México, e o Caps de Jabaeté já implantaram o sistema, faltando somente a unidade do Centro de Vila Velha.
O prontuário eletrônico do Sistema e-SUS é um software em que todas as informações clínicas e administrativas do usuário ficam armazenadas, tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
Entre os benefícios do sistema estão a melhoria na qualidade do atendimento, prevenção de erros médicos e, principalmente, a integração das condutas entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e consulta especializada.
Essa informatização impacta positivamente, com resultados como o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.
“A implantação do prontuário eletrônico traz benefícios aos gestores, profissionais de saúde e também aos usuários”, destaca Tarciana Martins, gerente dos Serviços da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha.
Reprodução: Prefeitura de Vila Velha
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui