Monumentos Naturais celebram o Dia Mundial da Água com as escolas da região
Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), os Monumentos Naturais o Frade e a Freira (Monaff) e Serra das Torres (Monast) estão promovendo atividades de educação ambiental com os alunos das escolas do entorno das Unidades de Conservação (UC). O objetivo é sensibilizar e engajar os estudantes na conservação da água e na promoção do desenvolvimento sustentável da região.
O Monaff e o Monast desempenham um papel fundamental na proteção da biodiversidade, na manutenção dos recursos hídricos e dos serviços ecossistêmicos, essenciais para a qualidade de vida das comunidades locais e para a sobrevivência das espécies locais. “Comemorar o Dia da Água nas UCs é uma oportunidade única de sensibilizar as comunidades escolares sobre a importância da água para manutenção dos processos ecológicos e da vida”, ressalta a servidora do Iema que atua no Monumento, Janine Marta Scandiani.
“Pretendemos com essa ação informar aos alunos, por meio de uma linguagem cartográfica simples, com uma maquete, a importância da UC para a proteção de recursos hídricos da região”, explica.
A servidora destaca que uso da maquete, em consonância com a educação ambiental, permite ao aluno fazer um recorte do seu espaço vivido. “Nela, as informações especializadas são transmitidas por representações espaciais, cuja mensagem pode ser facilmente lida e interpretada”, completa a servidora.
A comemoração do Dia Mundial da Água atenderá aproximadamente 400 alunos e já foi realizada nas escolas Benedito Sampaio e Flexeiras, em Atílio Vivácqua. A ação será realizada ainda nas escolas José Gonçalves Figueira, em Mimoso do Sul, e Fortaleza, em Muqui, todas localizadas no entorno do Monast. Além disso, as escolas Frade, em Vargem Alta e Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul, localizadas no entorno do Monaff, também serão contempladas até o final do mês.
Reprodução : Governo do Estado