Moradores de seis bairros de Vila Velha serão beneficiados pelas obras do corredor verde
Mais uma importante obra de urbanização está sendo executada pela prefeitura de Vila Velha. Trata-se do corredor verde, que abrange os bairros Santa Mônica, Soteco, Cocal, Glória, Divino Espírito Santo e Praia das Gaivotas, que serão contemplados com obras de calçamento, recapeamento, sinalização e ciclovias, entre outras intervenções, em um percurso de aproximadamente 11 quilômetros. Iniciada em junho deste ano, a obra do corredor verde tem prazo de execução de 18 meses e investimento total de R$ 34,3 milhões.
O corredor verde, aguardado há anos pela população canela-verde, garantirá mais segurança aos usuários das vias, pedestres, ciclistas e motoristas, além de levar mais dignidade à população e valorizar os imóveis da região.
A primeira etapa da obra compreende intervenções envolvendo as avenidas Salgado Filho e João Mendes. As obras tiveram início em junho, na avenida Gonçalves Lêdo e rua Europa; e ruas São Bento, Isabel dos Santos e Projetada. Essa etapa também vai contemplar a rua Maria Camata; avenida Capixaba (trecho 1); rua Ernâni de Souza; e rua Aguiar Lemos. Todo o trecho da primeira etapa está previsto para ser concluído até dezembro deste ano.
Qualidade de vida
O prefeito Arnaldinho Borgo reforçou o compromisso do município em levar cada vez mais investimentos e benefício aos moradores: “Nosso compromisso é com a população. O corredor verde, com ampliação da urbanização e das ciclovias, entre outras intervenções, é uma demanda antiga da região. Vai garantir mais qualidade de vida para a nossa gente”, afirmou.
Moradora de Santa Inês, Renata Pereira Franco elogiou o início e a extensão da obra, de 11 quilômetros: “A ciclovia será boa para todos. Infelizmente, muitos motoristas não respeitam os ciclistas. Estou bastante ansiosa para a obra ficar pronta”, disse Renata, que carregava o filho de oito anos na garupa da bicicleta.
Endrik Emanuel, que mora na Praia da Costa, revelou que usa muito a bicicleta para levar e buscar os filhos na escola e que a nova ciclovia vai trazer mais segurança para a família: “Com a ciclovia poderei andar mais tranquilo, com mais segurança, principalmente, para os meus filhos”, ressaltou.
Integração
Para a secretária de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, o corredor verde se integra às várias ações de urbanização implementadas para melhorar a mobilidade urbana: “As obras estruturantes têm a preocupação em atender a todos e vamos ampliar as nossas ciclovias na cidade, para que os ciclistas também possam se deslocar com mais segurança”, destacou.
Márcio dos Santos Andrade, morador de Itaparica, trabalha em uma farmácia fazendo entregas e vê como importante as várias intervenções envolvendo o corredor verde: “Trabalho com entregas e uso muito a bicicleta. A prefeitura tem feito um ótimo trabalho beneficiando a população. Há obras em todos os lugares”, afirmou.
Ruas beneficiadas – aproximadamente 11 quilômetros:
– Av. Ministro Salgado Filho
– Av. João Mendes
– Rua Itagarça
– Rua Itaoca
– Av. Capixaba (trecho 1)
– Av. Capixaba (trecho 2)
– Rua Almirante Tamandaré (trecho)
– Rua Machado de Assis (trecho)
– Rua Bela Vista (trecho)
– Rua Alberto de Oliveira Santos (trecho)
– Rua Guarajás (trecho)
– Rua Maria Camata
– Av. Gonçalves Lêdo
– Rua Aguiar Lemos
– Rua Ernâni de Souza
– Rua São Bento e transversal
– Av. Juscelino Kubitscheck
Confira alguns detalhes das intervenções:
Av. Ministro Salgado Filho: instalação da ciclovia no canteiro central, recapeamento e padronização de calçadas.
Av. Capixaba, de Cocal a Soteco: instalação de ciclovia, recapeamento e padronização de calçadas.
Av. João Mendes: instalação de canteiro central com ciclovia, recapeamento e padronização de calçadas.
Av. Capixaba, av. Gonçalves Ledo e av. Aguiar Lemos: revitalização da ciclovia e sinalização viária.
Av. Ernani de Souza e av. Juscelino Kubstcheck: implantação de ciclovia e sinalização viária.
Rua São Bento e transversal (R. Projetada), em Divino Espirito Santo: drenagem e pavimentação.
Binário Itagarça x Itaoca: implantação de ciclofaixa e construção de novo acesso da av. João Mendes e de Praia das Gaivotas à rua Itaoca.