Mutirão contra a dengue será realizado no bairro Jardim Tropical neste fim de semana

Mutirão contra a dengue será realizado no bairro Jardim Tropical neste fim de semana

Neste sábado (9) acontece mais um mutirão contra a dengue, desta vez, no bairro Jardim Tropical. A iniciativa será realizada entre 8 e 12h30, e contará com ações de Secretaria Municipal de Serviços (Sese)  e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). No domingo (10), a ação se repete no mesmo local e horário.

A concentração das equipes acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Tropical. O objetivo é eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. O local foi escolhido por estar entre os bairros com maior número de notificações de dengue.

Também foi realizado um mutirão conjunto entre Secretarias Municipais em fevereiro, em Planalto Serrano A. Novas ações do tipo estão pevistas para outras regiões onde há maior casos da doença.

Durante o mutirão, os Agentes de Combate à Endemias da Serra vão realizar todos os serviços de combate ao mosquito do município. Entre eles: visitas domiciliares; fumacê; ação de educação ambiental na feira; visitação à pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferro-velhos), bombas costais; entre outros.

Outras ações

As ações na Serra foram evidenciadas durante o Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue, realizado no último sábado (02) na Unidade Regional de Saúde (URS) em Feu Rosa, tendo o Espírito Santo como referência para o Brasil. O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e foram realizadas diversas ações no bairro para eliminação de criadouros.

Além disso, os Agentes de Combate à Endemias estão presentes em eventos realizados todo o mês como o Serra + Saúde e Serra + Cidadã com ações de combate, panfletagem e orientação aos munícipes sobre como eliminar focos de dengue. Também circulam pelas feiras livres da Serra e unidades de saúde alertando a população.

Foi finalizado recentemente o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) da Serra em 2024. O objetivo é traçar um mapa dos pontos com mais focos e criar estratégias para exterminar os criadouros.

Também foi reforçado o combate a dengue envolvendo a comunidade, especialmente, aos finais de semana, com visitas domiciliares. O objetivo é reduzir as pendências e acessar imóveis fechados nos dias úteis. Nas visitas, são eliminados focos do mosquito, e o residente também é instruído a fazer o mesmo em sua casa.

Vale ressaltar que em todo município ao longo da semana as atividades dos Agentes de Combate à Endemias da Serra continuam de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Prevenção e monitoramento

A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação  e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.

Reprodução : Prefeitura da Serra