Mutirão para zerar fila por cirurgia de catarata em Vila Velha

Mutirão para zerar fila por cirurgia de catarata em Vila Velha

Em Vila Velha, cerca de 600 pessoas aguardam na fila para cirurgia oftalmológica de catarata, que é a maior causa de cegueira do mundo. Com intuito de zerar essa fila, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, vai realizar um mutirão, neste sábado (6), das 7h às 17h, no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).

A ação vai acontecer também no próximo sábado (13), com atendimento de cerca de 300 pessoas em cada etapa, previamente agendadas. Esses pacientes irão fazer seus exames laboratoriais e cardiológicos pré-operatórios e, logo após, serão encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia, que ficará responsável pelo agendamento das cirurgias. A previsão é de que as mesmas comecem a ser feitas ainda na segunda quinzena deste mês de maio. “Este é o início de uma parceria que vai envolver outras iniciativas importantes, a fim de zerar as filas de espera envolvendo outras especialidades médicas”, afirma Fernando Gustavo da Vitória, Subsecretário de Atenção Especializada.

A Secretária Municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destaca que este é um esforço para atender a demanda da população. “É uma ação estratégica que tem como objetivo acelerar o atendimento dos munícipes que estão aguardando pelas cirurgias. Além desse, já realizamos outros mutirões de saúde este ano e a meta é intensificarmos este tipo de ação”.

Os pacientes que serão atendidos no mutirão estão sendo informados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Apenas estes pacientes, previamente agendados, serão atendidos na ação.

Sobre a catarata
A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos.

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que a incidência de casos de catarata no Brasil é de 120 mil por ano. Segundo Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB ), a doença é a maior causa de cegueira, configurando 25.81% dos casos.

Reprodução: Prefeitura de  Vila Velha