Neste terça-feira inicia ciclo de reuniões sobre o Canal do Congo em Vila Velha

Neste terça-feira inicia ciclo de reuniões sobre o Canal do Congo em Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha promoverá cinco reuniões com moradores da Grande Terra Vermelha, na Região 5. O primeiro encontro, na terça-feira (23), será com os moradores de João Goulart, Jabaeté, Terra Vermelha e Normília da Cunha, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Paulo César Vinha, às 19 horas.

O objetivo é envolver as comunidades locais no acompanhamento das obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Canal do Congo, reforçar a importância da preservação ambiental e apresentar o trabalho social que vai beneficiar os moradores da Região 5, como a realização de cursos de qualificação profissional.  A atividade é uma iniciativa das Secretarias de Obras e Projetos Estruturantes e de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade.

As secretarias também definiram os cronogramas das próximas reuniões, que acontecerão sempre a partir das 19 horas. O segundo encontro, no dia 25/01, será com as comunidades de Barramares e Morada da Barra, na Umef Deputado Paulo Sérgio Borges; no dia 30/01, será com os moradores de Riviera da Barra, Cidade da Barra e São Conrado, na Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho.

Em fevereiro, a reunião do dia 1º será com os moradores de Praia dos Recifes, Vinte e Três de Maio e Ulisses Guimarães, na Umef Ilha da Jussara. Fechando a rodada de encontros, a reunião do dia 6 será com os moradores da Barra do Jucu, na Umef Doutor Tuffy Nader.

As obras de macrodrenagem em execução visam canalizar o caminho das águas da chuva em direção ao Canal do Congo, representando melhorias viárias, minimizando alagamentos e aumentando a qualidade de vida da população em períodos de chuva, com a implantação de mais de 20 quilômetros de canalizações, tubulações e galerias. A iniciativa vai levar mais dignidade aos cerca de 70 mil moradores da região.  As obras englobam cinco diferentes contratos, que totalizam R$ 69.515.187,93, com prazos de execução até setembro de 2025.

Capacitação
Durante as reuniões, servidores da prefeitura vão detalhar a execução das obras e esclarecer dúvidas dos moradores. Em outro viés, também vão ressaltar o trabalho social de conscientização e preservação ambiental que será realizado para envolver toda a comunidade, incluindo ações nas escolas voltadas para as crianças e os adolescentes.

O trabalho social prevê ainda a realização de cursos de qualificação profissional para os moradores, como de confecção de moda praia, cozinheiro, garçom, recepcionista e segurança de portaria, costureiro, eletricista automotivo e eletricista instalador predial de baixa tensão. Haverá ainda capacitações com foco na área cultural, com oficinas de Congo e de Coral.

Macrodrenagem
Executadas pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com os governos do estado e federal, as obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Canal do Congo contemplam os bairros de Cidade da Barra, São Conrado, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães, Riviera da Barra, Barra do Jucu, Morada da Barra, Praia dos Recifes, Barramares, Terra Vermelha, Normília da Cunha, Jabaeté e João Goulart, levando mais dignidade e qualidade de vida aos cerca de 70 mil moradores da Região 5.

Em outra frente, a Prefeitura de Vila Velha realiza um trabalho de parceria com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) para a ampliação da rede coletora e de tratamento de esgoto na Região 5, com prazo de conclusão previsto para setembro de 2024. A medida visa tornar a área de intervenção com 100% de esgoto coletado e tratado. Dessa forma, será estabelecido um sistema de esgotamento sanitário separador absoluto, trazendo benefícios ambientais e sociais para a região e para a comunidade.

Confira o cronograma das reuniões, todas serão realizadas sempre às 19 horas.

Dia 23/01 (terça-feira): bairros João Goulart, Jabaeté, Terra Vermelha e Normília da Cunha
Local: Umef Professor Paulo César Vinha
(Rua Antônio Elias do Espírito Santo, s/nº, Terra Vermelha)

Dia 25/01 (quinta-feira): bairros Barramares e Morada da Barra
Local: Umef Deputado Paulo Sérgio Borges
(Estrada Ayrton Senna da Silva, s/nº, Morada da Barra)

Dia 30/01 (terça-feira): bairros Riviera da Barra, Cidade da Barra e São Conrado
Local: Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho
(Rua Ita, s/nº, São Conrado)

Dia 1º/02 (quinta-feira): bairros Praia dos Recifes, Vinte e Três de Maio e Ulisses Guimarães
Local: Umef Ilha da Jussara
(Rua Saúde, s/nº, Ulisses Guimarães)

Dia 6/02 (terça-feira): bairro Barra do Jucu
Local: Umef Doutor Tuffy Nader
(Rua Antônio Fonseca, s/nº, Barra do Jucu)

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha