Nova Etapa do Projeto Arranjos Produtivos no Noroeste: 2º dia de campo aborda o cultivo do cacau em Nova Venécia

Nova Etapa do Projeto Arranjos Produtivos no Noroeste: 2º dia de campo aborda o cultivo do cacau em Nova Venécia

Estão sendo capacitados agricultores familiares em 23 municípios capixabas na iniciativa da Assembleia em parceria com o governo do Estado.

Agricultores familiares de Nova Venécia, Vila Pavão, Boa Esperança, Jaguaré, São Domingos do Norte, e Vila Valério, de participaram do segundo dia de campo do projeto Arranjos Produtivos, que nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, contemplou o cultivo de Cacau em Nova Venécia. A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o governo do Espírito Santo e coordenada pela Casa dos Municípios, da própria Assembleia.

 

“Esse é um trabalho importante que nós estamos realizando, e sempre digo que sozinho ninguém faz nada. Estamos em parceria com o Governo do Estado, Incaper, Sebrae, demais instituições, mas principalmente o homem e a mulher do campo. Além dos nossos técnicos que têm feito chegar conhecimento para essa turma toda, para que eles possam produzir mais e melhor, e com qualidade”, explicou Marcelo Santos, presidente da Assembleia, durante o evento.

Além da troca de experiências, os agricultores presentes participaram de uma palestra técnica, onde foi repassada a teoria necessária para a aula prática, que ocorreu logo após, onde tiveram a oportunidade de treinar o que tinham acabado de aprender, no Patrimônio do Quinze, cedido pelo Primo Damásio para a realização do projeto.

“Diferente de uma entrega de mudas, meramente, nós estamos discutindo junto ao pequeno produtor e mostrando para ele alguns exemplos onde tivemos um resultado muito bacana, onde a diversificação de plantios surtiu um bom resultado em uma produção em escala e contínua”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, no momento em que distribuía as mudas de cacau para os agricultores presentes.

“Muito bom estarmos avançando nesse projeto, capacitando os produtores que vão implantar esses arranjos produtivos com qualificação, técnicas, equipamentos, mudas e potencializar a agricultura familiar e sustentável”, ressaltou Joelma Costalonga, Secretária da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa.

A próxima etapa do projeto irá trabalhar o cultivo de maracujá, em São Domingos, onde serão ministradas aulas sobre plantio, poda e beneficiamento da produção.

Foto – Bruno Fritz